Quercus em sintonia com mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas

No Dia das Nações Unidas na Expo 2008 em Saragoça, a Quercus – Associação Nacional da Conservação da Natureza, através de Francisco Ferreira que está a participar na “Tribuna da Água” dinamizada pela organização da exposição, assistiu à comunicação do Secretário-geral das Nações Unidas, BanKi-Moon pelas 14 horas (13 horas de Portugal).

 

O Secretário-geral reforçou a necessidade do cumprimento dos denominados objectivos do milénio, principalmente o assegurar do abastecimento de água e também em grande parte o saneamento básico à maioria da população mundial nos próximos anos.

 

No seu discurso, as alterações climáticas receberam particular ênfase, com um apelo para um bom desfecho das negociações do clima a decorrer em sede das Nações Unidas e com um acordo que deverá ser alcançado até final de 2009, mencionando nomeadamente o facto dos países em desenvolvimento serem os mais afectados pelo problema.

 

Quercus lembra que a água é um elemento fundamental de tudo o que diz respeito ao clima em termos de impactes (subida do nível do mar, secas, cheias).

 

A Quercus, a convite da Comissão Científica Portuguesa da Expo 2008, participa até quarta-feira , dia 3 de Setembro, na “Tribuna da Água”, num painel relativo à água, energia e desenvolvimento, onde peritos, decisores e organizações da sociedade civil, irão discutir o papel e os impactes das energias renováveis, principalmente de origem hidroeléctrica, com vantagens ao nível das emissões atmosféricas mas desvantagens em termos de conservação da natureza. Neste aspecto, e com a polémica à volta da construção prevista de novas barragens em Portugal, a discussão do tema torna-se particularmente relevante.

 

No total, a “Tribuna da Água” envolverá mais de 320 comunicações e 3000 peritos de 111 países, sendo o tema unificador, a água e o desenvolvimento sustentável.

 

 

Lisboa, 1 de Setembro de 2008 

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Informações adicionais podem ser obtidas junto de Francisco Ferreira, Vice-Presidente da Quercus, +34-693232759 ou 93-7788470.

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb