Parque de Campismo da Praia Grande continua ao Abandono

A Quercus, no dia Mundial do Turismo, vem alertar as entidades competentes para a necessidade de valorizar o espaço pertencente ao parque de Campismo da Praia Grande em Sintra.

 

Este espaço, previsto no Plano de Ordenamento do Parque Natural, como Parque de Campismo de 4 estrelas continua ao abandono. Foi encerrado em Setembro de 2005 por falta de condições sanitárias, mas até agora continua assim mesmo, com a mesma falta de condições sanitárias, apesar da classificação atribuída no Plano de Ordenamento.

 

A Quercus adverte também, para o estado lastimável em que se encontra o espaço, apesar dos esforços dos antigos utentes, que mantêm alguma vigilância e manutenção. A vegetação tomou conta dos 50 mil metros quadrados do terreno, transformando-os em mato. No espaço existe também uma lixeira, colocando em risco uma área significativa do Parque Natural Sintra Cascais, sem referir os perigos associados a edifícios que se encontram abandonados, como a piscina, balneários de apoio, entre outros. 

 

A Comissão de Utentes continua a aguardar as promessas por parte da empresa proprietária do parque, que já afirmou publicamente que pretende transformá-lo num Parque de campismo de 4 estrelas, cumprindo o estipulado no plano de Ordenamento, resta saber, quando.

 

Continuamos, com expectativa, a aguardar uma intervenção naquele local, para que se transforme num local digno de turismo. Pela sua localização privilegiada junto à costa, a Quercus considera a sua utilização viável, só ao nível de Ecoturismo, como sendo um Parque de Campismo. Este é um tipo de estrutura que não contribui para a pressão urbanística junto ao litoral que, infelizmente, se faz sentir em todo o País, e que deve ser contrariada.

 

O Campismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas no seu estado natural, intervindo o menos possível no ambiente.

 

O Parque de Campismo da Praia Grande continua a ser procurado por campistas de todo o mundo, inclusivamente, no último campeonato de surf da Praia Grande os participantes foram obrigados acampar na praia…

 

 

Lisboa, 27 de Setembro de 2007

 

Núcleo Regional de Lisboa da Quercus

 

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb