REFER e QUERCUS | Estação de Sacavém será Edifício Verde

A REFER e a QUERCUS assinam amanhã, dia 19 de Setembro, pelas 15:00 horas, na Estação de Caminho-de-Ferro de Sacavém, um protocolo de colaboração para o desenvolvimento do projecto demonstrativo de construção sustentável, “Edifício Verde”.

 

Através deste protocolo, a REFER disponibilizará a Estação de Caminho-de-Ferro de Sacavém para o desenvolvimento do projecto, possibilitando assim a sua reabilitação de acordo com os mais exigentes princípios de sustentabilidade ambiental.

 

No âmbito da cerimónia de assinatura do protocolo, serão apresentadas as metas ambientais para este projecto e decorrerá uma visita aos edifícios da estação que serão sujeitos a intervenção.

 

O Projecto Edifício Verde surgiu da necessidade de apresentar à sociedade portuguesa um edifício que integre as mais variadas soluções que permitem, já hoje, uma redução substancial dos impactes ambientais negativos associados à construção e funcionamento do parque urbano. Nesse sentido, este projecto integrará as melhores práticas e tecnologias que permitem bons níveis de eficiência energética e de aproveitamento de energias renováveis, consumo sustentável dos recursos hídricos, respeito pela biodiversidade, minimização da produção de resíduos, entre outros. Os edifícios reabilitados no âmbito do projecto passarão ainda a constituir a nova sede nacional da QUERCUS, que estará servida por uma rede complementar de serviços de transporte público.

 

Sendo este um projecto ambiental de grande transversalidade, que se cruza com os mais diversos sectores económicos, a sua concretização depende do envolvimento de várias entidades. No que concerne à REFER, este protocolo enquadra-se no âmbito da estratégia de sustentabilidade da empresa e, em particular, no compromisso que assume na sua Política Ambiental em promover a Conservação da Natureza e a Promoção da Biodiversidade, através de parcerias com entidades que desenvolvam uma acção, directa, concreta e material nesta área, e com interesse relevante para a mitigação e compensação dos impactes devidos pela gestão e desenvolvimento da rede ferroviária nacional. Torna-se, assim, na primeira entidade a dar o seu contributo, um contributo essencial para o início deste projecto que, a partir de agora, poderá reunir muitos mais parceiros em torno de um objectivo comum.

 

 

Lisboa, 18 de Setembro de 2007

 

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb