Derrame do «CP Valour» na Ilha do Faial: São estes os meios de combate à poluição que Portugal possui?

Quase duas semanas depois do cargueiro “CP Valour” ter encalhado na ilha do Faial, nos Açores, e no momento em que decorriam operações de trasfega do combustível ainda existente no navio, esta foto é bem elucidativa da ausência de meios de contenção e combate à poluição.

 

A foto foi captada no dia 20 de Dezembro às 16 horas altura em que o “Magadir” já estava a proceder à trasfega do combustível do cargueiro encalhado. É notório que a pequena barreira colocada junto ao cargueiro, do lado da costa, é insuficiente para evitar a dispersão do fuel libertado pelo “CP Valour”. Por outro lado, uma operação tão arriscada como é a trasfega de combustível deveria ser acompanhada pela colocação de barreiras que prevenissem algum derrame acidental.

 

Lenta e sem os meios necessários é como se caracteriza a intervenção desenvolvida após o “CP Valour” ter encalhado na ilha do Faial. É caso para perguntar: são estes os meios que Portugal possui para o combate à poluição marinha? E se fosse uma situação mais grave?

 

Lisboa, 22 de Dezembro de 2005

A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

Quercus TV

       

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb