Ovar não quer incinerador no Centro: Assembleia Municipal apoia Valorização Orgânica e Reciclagem

A Assembleia Municipal de Ovar aprovou por maioria e apenas uma abstenção uma resolução que condena o projecto de incineração dos resíduos urbanos dos Distritos de Aveiro e Coimbra proposto pela empresa ERSUC.

pastedGraphic.pdf

Esta resolução, aprovada em 19 de Novembro, “defende o princípio da opção preferencial pelo tratamento mecânico e biológico (valorização orgânica e reciclagem) em detrimento da incineração de resíduos sólidos pelas seguintes razões:

1 – Em razão dos menores custos do sistema;

2 – Em razão das menores tarifas a pagar pelas Autarquias e pelos Munícipes;

3 – Em razão dos menores custos ambientais e do maior cumprimento das metas de reciclagem a que Portugal se encontra vinculado.”

Com esta inequívoca tomada de posição da sua Assembleia Municipal, Ovar vem juntar-se à lista de concelhos como Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro ou Coimbra, que de diversas formas têm posto em causa o projecto da ERSUC.

A divulgação pública dos resultados dos estudos da Hidroprojecto (encomendado pela ERSUC) e da Universidade Nova de Lisboa (encomendado pelo Ministério do Ambiente) tem ajudado os autarcas dos Distritos de Aveiro e Coimbra a optarem pela solução mais económica e amiga do ambiente, o tratamento mecânico e biológico dos resíduos e a rejeitarem a incineração.

A Quercus aproveita esta ocasião para felicitar os autarcas de Ovar pela decisão tomada, a qual consiste num claro sinal dado ao Ministério do Ambiente no sentido de abandonar o projecto de incineração e optar pelo tratamento mecânico e biológico.

Neste momento, aliás, já é praticamente impossível encontrar entidades ou políticos que em consciência possam ainda defender um sistema como o proposto pela ERSUC que previa a incineração de cerca de 90% dos resíduos, com uma aposta mínima na reciclagem e no aproveitamento da matéria orgânica.

Lisboa, 2 de Dezembro de 2004

Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Contactos: Pedro Carteiro 934285343; Rui Berkemeier 934256581; João Gabriel Silva: 933418780

Mais vídeos aqui.