Quercus presente no lançamento pelo Primeiro Ministro do Programa FINISTERRA em Esposende

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza estará presente amanhã, Sexta-feira, dia 14 de Fevereiro, pelas 11h em Esposende, no lançamento pelo Sr. Primeiro-Ministro do Programa FINISTERRA relativo ao litoral do Continente Português.

A representação da Quercus far-se-á através do Presidente do Núcleo Regional do Porto da Quercus, Joaquim Peixoto, telemóvel 91-7599056.

Apesar de alguns aspectos positivos, o Programa Finisterra já aprovado em Conselho de Ministros sem qualquer discussão prévia com organizações não governamentais de ambiente como a Quercus, recebeu uma opinião globalmente negativa da nossa parte, pela falta de clareza, ambição, e principalmente pelo regime de excepção exagerado que cria para o litoral. Em anexo é enviado o comunicado emitido pela Associação.

A Quercus amanhã aproveitará para interpelar o Sr. Primeiro-Ministro, a quem enviámos há cerca de quinze dias uma carta, sobre o ponto de situação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável, cuja coordenação lhe compete. Desde a Cimeira de Joanesburgo em Agosto de 2002, esta é a segunda intervenção pública directa do Sr. Primeiro-Ministro em matéria de ambiente e desejamos que existam algumas novidades em matéria de desenvolvimento sustentável, claramente atrasada em relação aos objectivos anunciados há quase seis meses.

A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Lisboa, 13 de Fevereiro de 2003

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.