Descoberta de nova colónia de Freira da Madeira mostra desconhecimento sobre a espécie - Quercus exige que Radar não seja construído

Recentemente, o Parque Natural da Madeira descobriu uma nova colónia de Freira da Madeira (Pterodroma madeira)no Maciço Montanhoso Oriental da Ilha da Madeira, zona onde o Ministério da Defesa Nacional pretende instalar um Radar Militar.

 

pastedGraphic.pdf

A descoberta de 19 novos ninhos, dez dos quais activos, desta ave marinha ameaçada de extinção, vem mostrar que as preocupações manifestadas pela Quercus, relativamente ao desconhecimento do comportamento e biologia da espécie são

reais.

 

Afinal não se sabia tudo sobre a Freira

 

O último Estudo de Incidências Ambientais realizado no âmbito do projecto de execução de um Radar no Pico do Areeiro,

apresentou um cenário pouco preocupante relativamente aos efeitos da radiação sobre a Freira da Madeira. Este cenário

foi desenhado com base num mero parecer do Parque Natural da Madeira que se assumia detentor de todas as informações

necessárias sobre as zonas de nidificação e rotas de aproximação. Esta nova descoberta vem demonstrar que continua a existir um grande desconhecimento sobre o seu comportamento reprodutor e a sua biologia.

 

Novas áreas de nidificação não foram consideradas

 

Os estudos de incidências ambientais desenvolvidos no âmbito da instalação de um radar no Pico do Areeiro não tiveram em conta a possibilidade desta espécie expandir a sua área de nidificação. Esta nova descoberta vem comprovar o facto de existirem diversos factores desconhecidos e consequentemente não contabilizados na pretensão do governo em instalar um radar na zona, situação que poderá pôr em causa a sobrevivência desta espécies.

 

Quercus exige abandono do projecto "radar"

 

Assim, a Quercus exige o abandono deste projecto militar por estar cada vez mais claro que, face à falta de conhecimentos sobre a espécie e efeitos das radiações, só o princípio da precaução poderá oferecer garantias à sua preservação.

 

Novos desenvolvimentos só com mais estudos

 

Caso o Ministério da Defesa Nacional insista em manter o projecto e se as anunciadas preocupações relativamente à salvaguarda da Freira da Madeira são sinceras, deverá desenvolver um novo Estudo de Incidências Ambientais tendo em conta esta recente descoberta.

 

A Direcção Nacional da Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza

Lisboa, 18 de Agosto de 2003

 

Para quaisquer esclarecimentos contactar Helder Spínola-Presidente da Direcção Nacional da Quercus, 964344202 ou 937788472.

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também a Quercus TV.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb