Workshop Técnico: ALTERNATIVAS AO USO DE HERBICIDAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS

Workshop Técnico: ALTERNATIVAS AO USO DE HERBICIDAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS

 

 

CARTAZ

 

No passado dia 18 de maio a Quercus Vila Real e o Município de Vila Real realizaram em parceria o Workshop Técnico: ALTERNATIVAS AO USO DE HERBICIDAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS, na Agência de Ecologia Urbana de Vila Real.

 

 

ESCOLHA5

 

Contamos com um leque enriquecedor de oradores, como Laura Torres, docente e investigadora da UTAD, que abordou quais as consequências da aplicação de herbicidas na biodiversidade e no ambiente; Cristina Torres, Delegada de Saúde Pública e Coordenadora da ACES Marão e Douro Norte que explicou quais as ligações entre a aplicação de produtos à base do glifosato e problemas de saúde, alertando que é essencial ter a noção dos efeitos nefastos que os herbicidas podem ter na nossa qualidade de Vida; Nuno Portugal, da Empresa COMTEMP, que apresentou a base de um produto 100% natural e que pode vir a ser uma solução viável, e com menos impactos negativos, aos herbicidas mais vendidos no mercado; Elvira Azevedo, técnica responsável pelos espaços verdes da Câmara Municipal de Vila Real, apresentou as opções de gestão de espaços verdes que foram adotadas pelo Município, em alternativa ao uso de herbicidas para controlo das ervas daninhas; por fim tivemos o relato do Presidente de Junta de Airães (Felgueiras), Vítor Vasconcelos, que explicou o porquê e a importância para a sua freguesia não usar herbicidas.

 

 

ESCOLHA6  ESCOLHA4

 

 

Em Portugal o DL º35/2017, de 24 março 2017, regula a aplicação de produtos fitofarmacêuticos em espaços públicos, mas não faz qualquer tipo de impedimento a quem usar estes produtos, por exemplo na agricultura. Temos de por fim à ideia de que a agricultura intensiva baseada no uso de pesticidas contribuiu para reduzir a fome no mundo. Esse tipo de agricultura tem sobretudo contribuído para aumentar o consumo de alimentos e o desperdício alimentar, especialmente nos países industrializados.

 

Este evento foi ainda integrado na iniciativa nacional levada a cabo pela Quercus, no início de ano 2018, denominada “12 meses/12 iniciativas”.

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb