• Núcleo Regional de Guarda

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Guarda da Quercus.

  • Núcleo Regional de Guarda

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Guarda da Quercus.

  • Núcleo Regional de Guarda

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Guarda da Quercus.

Iniciativa “Bandeiras negras pelo Noéme” | 23 de setembro de 2017

“(…) A interferência humana rompeu o equilíbrio natural (…) introduzindo artificialmente, nos diversos ecossistemas, grandes quantidades de azoto de origem antropogénica, sob formas inorgânicas que, por serem instáveis e facilmente lixiviáveis, não permitem a sua transformação em azoto orgânico contribuindo, de forma decisiva, para a poluição do solo e das águas superficiais e subterrâneas (…)” [1]

 

“(…) O fósforo é o nutriente mineral que mais limita a produtividade biológica nas águas e no solo, uma vez que contribui para o processo de eutrofização, visto permitir e acelerar a proliferação de organismos aquáticos, inclusive de algas produtoras de toxinas (…)” [1]

 

O Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. promove no próximo dia 23 de setembro a afixação de inúmeras bandeiras negras pelas freguesias atravessadas pelos rios Diz e Noéme para chamar atenção do problema de poluição dos rios.

 

Esta é uma situação que se mantém há vários anos sem que decisores políticos, empresários, administração pública central tenham conseguido pôr fim a este problema. Certamente um livro com vários capítulos seria necessário para narrar toda esta história que envolve autos de notícia, recomendações de Assembleia Municipal, denúncias ao Ministério Público e à Inspeção-Geral do Ambiente, posições de presidentes de juntas de freguesia, de cidadãos, reuniões com políticos e empresários, trabalhos de final de licenciaturas, entre outras tantas iniciativas.

 

É do conhecimento geral a candidatura ou intenção de candidatura de um projeto de despoluição dos rios a fundos comunitários no entanto sentimos que não podemos ficar de braços parados a aguardar. Urge a resolução deste problema. Urge saber porque continua um efluente industrial a ser encaminhado para o rio a partir de um coletor municipal. Urge resolver descargas duvidosas de ETAR e outras que ocorrem nestas linhas de água.

 

Para o mesmo dia 23 de setembro o Núcleo Regional da Guarda convidou um representante da Câmara Municipal da Guarda/Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, um representante da empresa Águas do Vale do Tejo e um representante da Têxtil Manuel Rodrigues Tavares a participarem num debate. Apenas a empresa Águas do Vale do Tejo respondeu a informar que não podia estar representada. As outras 2 entidades não responderam.

 

A iniciativa de colocação das bandeiras negras conta com o apoio das Juntas de Freguesia da Guarda, Casal de Cinza, Vila Garcia e Cerdeira.

 

Guarda, 22 de setembro de 2017 

 

Notas bibliográficas:

[1] Pires, I.; (2014); Relatório de estágio de licenciatura em Engenharia do Ambiente; Instituto Politécnico da Guarda; Escola Superior de Tecnologia e Gestão; pp. 32 e 35 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb