Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Visita ao Parque Natural do Litoral Norte

Sexta-feira 25 Abril 2014por Quercus

ofir praia dunasNo próximo dia 25 de Abril de 2014, um feriado (sexta-feira), o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus organiza uma visita ao Parque Natural do Litoral Norte, nomeadamente ao estuário do rio Cávado, importante espaço natural que urge conhecer e preservar.

 

A orla costeira marítima nortenha tem vindo a sofrer agressões diversas, que vão desde os loteamentos clandestinos ao "urbanismo" desordenado, passando pela extração descontrolada de areias e pelo sacrifício de ecossistemas de rara importância. Com vista a obstar a esta situação foi proposta a criação desta área protegida. O Parque Natural do Litoral Norte entende-se ao longo de 16 km de costa, do litoral norte, entre a foz do rio Neiva e a zona da Apúlia. Uma visita pelo Parque Natural do Litoral Norte leva-nos a descobrir uma paisagem muito variada de espaços de grande diversidade e riqueza paisagística. É constituída por praias de mar e de rio (Neiva e Cávado), aos quais se associam recifes, dunas primárias e secundárias, o cabedelo do rio Cávado, lagunas costeiras, zonas de pinhal, algumas manchas de carvalhal e ainda campos agrícolas junto aos limites norte e sul.

 

Percurso pedestre

 

Durante a visita ao Parque Natural do Litoral Norte terá lugar um percurso pedestre no estuário do rio Cávado, de forma a dar a conhecer a diversidade paisagística e a avifauna locais, o qual terá como guia o fotógrafo de natureza Carlos Rio, profundo conhecedor desta região. Durante o percurso será possível observar as duas faces da restinga de Ofir, uma delas voltada para o estuário do rio Cávado, onde predomina uma rica avifauna. A outra, voltada para os lendários Cavalos de Fão, no Oceano Atlântico, que se espraia nas finas areias das praias e dunas de Ofir salpicadas por um mosaico de vegetação selvagem.

 

Distância a Percorrer: cerca de 5,5 Km

Duração do Percurso: cerca de 2 Horas

Nível de Dificuldade: baixo

 

Informações importantes

O objectivo desta actividade é promover o contacto com a Natureza, ajudando a conhecer o património natural e tradicional desta região, promovendo ao mesmo tempo a confraternização entre todos os participantes.

         

Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, protecção contra o sol, água e eventualmente comida leve. Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.

 

O ponto de encontro é às 7.45 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Rua de Espinho, Bl. 30 – R/C F, Urb. de Santiago, em Aveiro. O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.

 

A inscrição é obrigatória, podendo ser efectuada através do telefone 966551372 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao dia 23-04-2014. Esta atividade é destinada a associados da Quercus, sendo que os não associados poderão participar como acompanhantes ou caso o número limite de inscritos assim o permita. Atenção que o número de participantes é limitado!

 

Após a visita e o percurso pedestre, terá lugar um almoço de confraternização no restaurante Tio Pepe, em Fão. A participação no almoço, a qual se recomenda vivamente, deverá de ser confirmada no acto de inscrição.

 

 

 

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb