Calendário de Eventos

Flat View
Ver por ano
Vista mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver hoje
Categories
Ver por categorias

Tertúlia de Permacultura e Transição

Sábado 03 Novembro 2012, 18:30 - 20:30
por Sara Campos

A Quercus, através do Núcleo Regional de Lisboa e do Grupo de Educação para a Sustentabilidade organizam a Tertúlia "Permacultura e Transição" a realizar no próximo dia 3 de Novembro, sábado, das 18h30m-20h30m, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa.

Pretende-se através desta iniciativa, informar e sensibilizar a população em geral para as questões relacionadas com a Permacultura e Transição, cada vez mais pertinentes no actual contexto ambiental, social e económico e dar a conhecer projectos e casos práticos que, neste âmbito, estão a decorrer na Biovilla, na Horta do Monte e na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa: TU - Transição Universitária.


Oradores:
Filipe Alves - Biovilla
Inês Clematis - Horta do Monte

Carolina Madeira - TU-FCUL, Transição Universitária, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Local:

Livraria Ler Devagar – Lx Factory – Alcântara
Rua Rodrigues Faria, 103, Ed. G – 0.3 1300-501 Lisboa
[Mapa e como chegar aqui]

Inscrições gratuitas mas obrigatórias para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


Siga o evento no Facebook



A Biovilla é um projecto de Sustentabilidade e Permacultura, assente numa estrutura cooperativa, e que tem como Missão contribuir para o desenvolvimento social, económico e ambiental do nosso país através de práticas e modelos empresariais inovadores que coloquem a Sustentabilidade no centro da sua actuação.

A Biovilla quer levar a Sustentabilidade ao dia-a-dia dos portugueses através dos seus três pilares de actuação:

1. Alimentação: produção, distribuição e comercialização de produtos biológicos, provenientes de comércio justo e/ou de produção local;
2. Aprendizagem: criação de sessões de formação na área da sustentabilidade com intuito de formar e educar para a sustentabilidade; dar acesso à informação para que a sustentabilidade possa acontecer no quotidiano dos portugueses;

3. Alojamento: Turismo de Natureza Sustentável aliado à informação dos visitantes na área da bioconstrução/eficiência de recursos energéticos que visa também integração de comunidades locais e criação de postos de trabalho social.

Para a Biovilla, a Sustentabilidade está aqui... à Mão de Semear


A Horta do Monte é um projecto comunitário que visa promover estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis nas cidades, através da prática de cultivo orgânico segundo os princípios da Permacultura, criar e fortalecer laços entre as pessoas das mais diversas faixas etárias, onde a partilha e a transmissão de conhecimentos aconteça.

As ideias que animam esta horta desde o início:

- Proximidade com a terra;

- Alimentos biológicos, sem químicos nem adubos sintéticos;

- Aproveitamento dos resíduos orgânicos para criação de adubo;

- Educação das crianças;

- Interacção entre idosos e crianças, para benefício de ambos;

- Fortalecimento dos laços de vizinhança;

- Gestão participada e por consenso do espaço da horta.


Se em vez de perguntarmos o que podemos ganhar, perguntarmos o que podemos contribuir de forma a elevar a nossa comunidade?

"Neste momento a transição começa primeiro dentro de nós e depois tudo acontece..." (Inês Clematis)

TU-FCUL é uma iniciativa de Transição Universitária (TU) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) que junta um grupo de intervenientes que têm como objectivo comum facilitar o processo de transição do estado actual para um por nós "sonhado" mais sustentável.

Como? Através de reflexão, sensibilização e realização de projectos práticos alinhados com os objectivos definidos pelo grupo e suas ideias.

O Movimento de Transição surgiu dos movimentos ambientais e sociais fundado (em parte) sobre os princípios de Permacultura. O objectivo deste movimento é transformar as comunidades em modelos sustentáveis, menos dependentes de recursos externos, mais ligadas à natureza e mais resilientes a crises externas, tanto económicas como ambientais. Este movimento parece ter um comportamento contagiante havendo iniciativas de Transição por todo o mundo, assistindo-se em algumas Universidades à germinação deste conceito e movimento dentro das suas Faculdades.


Será a FCUL uma das faculdades pioneiras a abraçar este movimento de Transição?

Actualmente, existem já muitas comunidades que estão a adoptar o modelo de Transição.

Local : Livraria Ler Devagar, LX Factory – Alcântara, lisboa
Contacto : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Voltar

JEvents v2.2.7   Copyright © 2006-2012

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb