• Núcleo Regional de Lisboa

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus.

  • Núcleo Regional de Lisboa

    Conheça as actividades do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus.

Workshop "a Bolota na Alimentação Humana"

 

bolota nov2016No nosso clima não temos grandes frutos como nas florestas tropicais, onde existem alguns nossos parentes em termos evolutivos com um regime alimentar exclusivamente frugívoro, no entanto temos uma considerável diversidade de plantas com frutos comestíveis que de acordo com dados arqueológicos e históricos foram utilizados desde tempos remotos, com destaque para a bolota.

A bolota é o fruto das árvores do género Quercus, como o sobreiro, a azinheira e os carvalhos, e foi de facto a base da alimentação das primeiras populações humanas que habitaram as regiões onde plantas do género Quercus dominavam o bosque natural, ou seja no hemisfério norte, da América do Norte ao Japão, mas eis-nos no século XXI praticamente ignorantes dos seus saberes e sabores.

As qualidades nutricionais são tais que a bolota chegou mesmo a ser considerada pelos gregos na antiguidade o alimento dos "homens invencíveis"!

Num regresso às nossas origens de recolectores-caçadores vamos "comer a paisagem" com novas propostas gastronómicas aliando a tradição deste alimento esquecido à inovação alimentar.

Saibamos agradecer a generosidade da Natureza!


Quando?
​ ​
Domingo, 20 de Novembro de 2016

Objectivos
Identificar as diversas espécies de Quercus autóctones
Conhecer as diversas fases do processamento da bolota
Conhecer métodos de conservação da bolota
Elaborar várias receitas confeccionados com bolota e sua degustação

Programa Geral
9.30h – Recepção dos participantes e apresentações
10.00h – Preparação de pão de bolota
11.00h – Saída de campo para identificação da flora e recolha de bolotas
13.00h – Almoço (cada participante terá de trazer o seu almoço)
14.30h – Processamento e conservação da bolota
15.30h – Confecção de várias receitas com bolota
                                                                    17.00h – Degustação
                                                                    18.00h – Fim da atividade

Destinatários

Todos os que queiram aprender na prática a utilizar a bolota na culinária e assim aproveitar o elevado valor nutricional deste fruto. Aberto ao público em geral. Não é necessária experiência prévia.

Como posso participar?
Valor de troca | 30€/pessoa/dia
Sócios da Quercus | 25€/pessoa/dia
*As desistências devem ser comunicadas até 15 dias antes da data dos workshops para devolução total do investimento.


Garantir a inscrição e participação

A inscrição fica garantida mediante o pagamento do curso. O NIB para o qual deves transferir é PT50 0023 0000 4543 8258 730 94, do​ ​ActivoBank (Millenium)​ e ​deverás indicar no descritivo da transferência o teu nome e o nome do curso em que pretendes participar (ex: anarute_bolota). Após a transferência pedimos que nos envies o comprovativo da mesma.


Formadora | Alexandra Azevedo

Alexandra Azevedo é médica veterinária e activista, inicialmente numa vertente ambiental que se foi convertendo numa abordagem mais abrangente fazendo jus ao conceito de sustentabilidade. Escreve regularmente artigos de divulgação e de opinião e organiza várias atividades práticas com destaque para o tema da alimentação.

Sócia da QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza desde 1993, membro da Direcção Nacional de 2005 a 2014 e voluntária do CRASM – Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto.

Sócia-fundadora, e actualmente presidente da direcção, do MPI - Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente. Membro da comissão dinamizadora do CREIAS Oeste (Centro de Excelência Regional - criado em 2007 no âmbito da década para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014.)

Representante do MPI na Plataforma Transgénicos Fora (PTF) e na Campanha pelas Sementes Livres. Coordena a Campanha da contra Herbicidas em Espaços Públicos, lançada em 2014 pela Quercus e PTF. Sócia da Colher para Semear – Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais e do Movimento Slow Food. Autora dos guias práticos "Ervas Silvestres Comestíveis" e "Frutos Silvestres Comestíveis" editados pela Quercus em 2015 e autora e apresentadora da série de vídeos "Natureza Comestível", acessível em https://www.youtube.com/natureza comestível e http://www.quercustv.pt/tematicas/natureza-comestivel.


Qualquer dúvida em relação ao evento, entra em contacto connosco.

Saudações,
EcoAldeia de Janas
Website | ecoaldeiajanas.org
Email | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Facebook | ecoaldeiajanas
Contacto | (+351) 934614320 | 216013334
Contacto 2 | (+351) 967992749 | 219291172
Rua do luzio nº 15
2710-267 Janas | Sintra

Share

Em destaque... por Lisboa

 

mealheiro      quercus      participe lisboa     lisboa
             
 
Para que possamos fazer o nosso trabalho de defesa ambiental, assente no voluntariado, é fundamental a existência de recursos, materiais e financeiros, que permitam a aquisição de alguns equipamentos e organização de acções específicas na nossa área de intervenção. Este mês de Dezembro, dê-nos o seu donativo!

 

 
 
 
A Quercus Lisboa, no âmbito da elaboração do seu Relatório de Actividades 2013, irá relembrar e publicar durante o mês de Fevereiro, em jeito de balanço, dezenas de fotografias relativas a várias actividades realizadas por este Núcleo Regional, acções dinamizadas em parceria e iniciativas em que esteve representada durante o passado ano.

 
 
 
 

Seja um voluntário de Lisboa!


Os Núcleos Regionais da Quercus funcionam com base em trabalho voluntário. Por isso, todos os contributos são fundamentais. Ofereça o seu!

 



 

 
 
 
Reside na região de Lisboa e tem dúvidas, sugestões ou denúncias? Entre em contacto com o nosso Núcleo através de e-mail, telefone ou facebook!


 

                                               

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb