Refugiados climáticos: o que é que refugiados têm a ver com o aquecimento global?

Ana João | 28 de Junho de 2025

A crise climática já obrigou milhões de pessoas a abandonar as suas terras.

O aumento da frequência e intensidade de desastres naturais está a transformar cidades e até ilhas inteiras em locais inabitáveis. Aqueles obrigados a fugir das suas casas por causa destes fenómenos tratam-se de refugiados climáticos. Estas pessoas são o rosto do impacto devastador da crise climática na vida humana.

O aumento de desastres naturais como secas, tempestades, e incêndios destroem casas e colheitas.


👉 As terras agrícolas tornam-se estéreis.
👉 A água potável torna-se escassa e de difícil acesso.
👉 A escassez de recursos provoca conflitos violentos.

Prevê-se que a subida do nível do mar provoque o desaparecimento de ilhas inteiras.


O aquecimento global tem um efeito dominó: multiplica outras fontes de desalojamento que se sucedem umas às outras. Direta ou indiretamente, estima-se que a crise climática torne muitos locais inabitáveis.

Países do sul global e comunidades indígenas são os grupos mais expostos a este impacto.


Alguns exemplos são o Bangladesh, Sudão do Sul, e pequenas ilhas do Pacífico.


Isto deve-se a fatores geográficos, pobreza, e dependência de comunidades dos recursos da terra que habitam. Então, há uma desproporção enorme entre os maiores responsáveis pela crise climática, e aqueles que mais vão sofrer com ela.


Um relatório do Banco Mundial de 2021 estima que, nos próximos anos, 216 milhões de pessoas sejam forçadas a migrar por razões climáticas.


Mas o mundo ainda não está preparado para esta realidade! Na verdade, ainda não há uma definição oficial de “refugiado climático” no direito internacional.
Isto significa que estas pessoas não têm direito a asilo ou proteção especial da forma que os refugiados de guerra têm.


É urgente que os governos discutam a deslocação involuntária como um mecanismo adaptativo e não um problema de segurança nacional. A mudança de perspetiva começa em ti!

Fontes:
Público https://www.publico.pt/2024/09/14/azul/noticia/refugiados-climaticos-apoiar-paises-vulneraveis-oportunidade-empresas-europeias-2104082
UNHCR https://www.unrefugees.org.uk/where-help-is-needed/climate-change-and-disaster-related-displacement//?utm_source=chatgpt.com
Taking Lessons from Refugees in Europe to Prepare for Climate Migrants and Exiles. Sujatha Byravan and Sudhir Chella Rajan; ENVIRONMENTAL JUSTICE 2017; Mary Ann Liebert, Inc. pp1-4