Quercus desafia novamente alunos do 8º e 9º ano a escrever e apresentar o seu próprio “Minuto Verde” e oferece material escolar

Após o projeto-piloto “O Minuto Verde Vai à Escola” (2017) e a 2ª edição “O Minuto Verde Volta à Escola” (2022), a Quercus dá continuidade desta iniciativa no ano letivo 2024/25, desafiando os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Básico a protagonizar o seu próprio “Minuto Verde”, o qual que deverão idealizar, escrever e apresentar, inspirados no formato original desta rubrica da Quercus na RTP1. Os 10 melhores receberão a equipa de filmagem do programa e um kit de material escolar da Faber-Castell.

Esta 3ª edição, a decorrer no ano letivo 2024/25, vai voltar a envolver a comunidade escolar na produção de vídeos inspirados no formato da rubrica ambiental “Minuto Verde”, que a Quercus produz e apresenta desde 2006 aos dias úteis no programa “Bom Dia Portugal” e, desde finais de 2017, também no programa “Portugal em Direto”, ambos na RTP1.

O projeto “O Minuto Verde Volta à Escola” vai desafiar os estudantes do 8º e 9º ano em Portugal Continental a serem a cara do seu próprio “Minuto Verde”, o qual irão idealizar, escrever e apresentar.

A Quercus vai propor a inclusão desta atividade no âmbito das disciplinas de Ciências Físicas e Naturais ou Cidadania e Desenvolvimento, desafiando os alunos a selecionar um tema ambiental para abordar no seu vídeo, que se enquadre num dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: ODS 3. Saúde de qualidade; ODS 6. Água potável e saneamento; ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12. Produção e consumo sustentáveis e ODS 15. Proteger a vida terrestre.

Após a elaboração dos guiões escritos pelos próprios alunos e revistos pela equipa do projeto, os candidatos deverão gravar um vídeo a apresentar o seu texto. Estes dois elementos serão avaliados pela Quercus, que selecionará os 10 melhores a nível nacional para receberem a visita da equipa do Minuto Verde e gravarem profissionalmente o seu vídeo.

Tal como aconteceu nas edições anteriores, estas deslocações serão realizadas em veículos elétricos cedidos pela BMWi, por forma a reduzir o seu impacte ambiental.

Kit de material escolar para os 10 melhores

Nesta edição, as 10 melhores prestações ainda serão premiadas com um kit de material escolar oferecido pela Faber-Castell, além de promovidas nas redes sociais da Quercus, bem como propostas para transmissão na televisão.

Na página https://quercus.pt/minutoverdeescola/ podem ser consultadas as instruções de participação, o regulamento e os materiais pedagógicos de apoio ao projeto.

O objetivo principal deste projeto é sensibilizar a comunidade escolar para os problemas ambientais da atualidade e envolvê-la na construção e multiplicação desse esforço de educação para a sustentabilidade e cidadania.

A 3ª edição do projeto O Minuto Verde Volta à Escola integra-se na candidatura “EcoCultivar – Biodiversidade e Educação Ambiental para um Futuro Sustentável”, promovida pela Quercus e apoiada pelo Fundo Ambiental em 2024, no âmbito do Aviso “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania”.