Quercus e CTT apresentaram novo kit da campanha “Uma Árvore pela Floresta” e renovaram compromisso com o futuro da biodiversidade

A campanha conjunta da QUERCUS e dos CTT “Uma Árvore pela Floresta” está de volta para comemorar a sua 11.ª edição e há grandes novidades a marcar a viragem de uma década. Desde logo o kit físico, que é agora um saco de pano (tote bag) ecológico, feito de algodão orgânico, que vem substituir a árvore miniatura em cartão.

O lançamento oficial decorreu no passado dia 5 de julho, onde cerca de 50 voluntários realizaram atividades de manutenção de árvores autóctones plantadas no âmbito desta campanha em Março deste ano, junto à Barragem do Rio da Mula, no Parque Natural de Sintra-Cascais.

O novo kit físico está à venda em todas as Lojas CTT pelo preço de 4,5 euros e incorpora um QR Code que remete para a página do projeto, com todas as informações sobre o mesmo. Como habitualmente, o kit poderá também ser adquirido na loja online, em ctt.pt.

Todos os kits vendidos serão convertidos em árvores e arbustos autóctones e as plantações serão abertas à participação ativa de todas as pessoas que se registarem no site da campanha ou através do email voluntarios@quercus.pt. Só o ano passado, as plantações contaram com a participação ativa de cerca de 400 voluntários.

Lançada em 2013, esta iniciativa já permitiu plantar mais de 135 mil árvores de espécies autóctones em várias Áreas Protegidas e Zonas Classificadas do país, contribuindo para a reflorestação e preservação das florestas de Portugal, em especial as mais afetadas pelos incêndios.

Além da novidade do tote bag ecológico com ilustração da floresta Laurissilva, representativa dos Açores e Madeira, e que é a nova imagem desta edição, a QUERCUS e os CTT vão, pela primeira vez, realizar uma ação de plantação no Algarve. Serão palco de novas plantações também os arquipélagos da Madeira e dos Açores.

Ainda este ano, a “Árvore pela Floresta” junta-se ao “Dia Mundial do Meio Ambiente” das Nações Unidas, que incentiva à promoção de ações de proteção ambiental. Este ano, aderimos a este movimento mundial cujo tema é a restauração da terra, a luta contra a desertificação e a resiliência à seca, sob o mote “Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração”.

Segundo Alexandra Azevedo, presidente da QUERCUS, “o lançamento da 11ª edição da campanha “Uma Árvore pela Floresta ” surge marcado por muitas novidades e pela imagem renovada do projeto, que vai ocorrer tanto no digital como nas lojas físicas. São muitas iniciativas que estão a ser preparadas para interagirmos com os cidadãos ao longo de todo o ano, em particular na vertente do voluntariado. Por outro lado, tem para nós um enorme significado a homenagem prestada pela campanha à floresta Laurissilva, característica dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, e o facto de termos programada a primeira plantação no Algarve”.

 “Passados 10 anos, é com enorme orgulho que olhamos para a extraordinária contribuição que este projeto já deu ao nosso país. Começamos uma nova década renovando e reforçando, em parceria com a QUERCUS, o nosso compromisso com a biodiversidade e apelamos à participação de todos na preservação das nossas florestas”, destaca o CEO dos CTT, João Bento.

Esta campanha conta este ano com um novo embaixador, o músico e vocalista dos D’Alva, Alex D’Alva Teixeira, que se junta aos também embaixadores Paulo Furtado, mais conhecido por The Legendary Tigerman, ao Chef António Alexandre, à jornalista e apresentadora Fernanada Freitas, à apresentadora de televisão Joana Teles e à atriz e ativista Sandra Cóias, que serão assim, ao longo de mais um ano, os rostos da campanha “Uma Árvore pela Floresta”.