Esta ação está integrada no projeto BIOTRANS “Gestión Integrada de la Biodiversidad en el Área Transronteriza”, cofinanciado pelo FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
O objetivo do projeto é a gestão conjunta e integrada da conservação da biodiversidade na região da EUROACE (Centro-Alentejo-Extremadura) através da implementação de ações conjuntas e sinérgicas entre parceiros ibéricos para proteger e conservar a biodiversidade da área. A singularidade e diversidade biológica existente ao longo da fronteira, com extensos ecossistemas e áreas naturais protegidas, é um dos fatores valorizados, visto que possui um extraordinário património ambiental que alberga numerosas espécies da flora endémica luso-extremenha e fauna de enorme relevância global, e de habitats naturais onde existem problemas e desafios comuns.
O conhecimento da biodiversidade regional por parte dos professores é importante para a sua conservação, indo esse conhecimento ser transmitido para a população da região.
A Educação Ambiental é um dos domínios obrigatórios da Educação para a Cidadania.
Com o apoio dos especialistas da QUERCUS:
Alexandra Azevedo, Domingos Patacho, Nuno Alegria, Paula Nunes da Silva, Paula Lopes da Silva, Sandra Pereira
CONTEÚDOS
1 – Introdução (4h)
2 – Educação ambiental (6h)
3 – Aspetos e problemática ambiental (25h)
A – Conservação da natureza/recursos naturais /território (8h)
1 – Biodiversidade
2 – Florestas
3 – Oceanos
4 – Paisagem
B – Economia circular / Sustentabilidade (8h)
1 – Consumo
2 – Resíduos
3 – Produção
C -Alterações globais (9h)
1 – Energia
2 – Alterações Climáticas
3 – Água
4 – Programas de Vigilância Ambiental (10h)
D – Estudos de Impacte Ambiental
E – Programa de Vigilância Ambiental:
F – Caso Prático (5h)
Resolução de caso prático em relação aos conteúdos desenvolvidos:
Optar-se-á por uma visita a um espaço natural, preferivelmente na área do Parque Natural da Serra de São Mamede
OBJETIVOS
Sensibilizar os docentes da região EUROACE em matéria de Vigilância Ambiental, de forma que possam divulgar e orientar os seus alunos sobre as oportunidades em Vigilância Ambiental;
Identificar os distintos problemas e riscos ambientais que se possam gerar nas atividades e projetos de desenvolvimento, assim como as possíveis soluções e medidas de intervenção;
Adquirir os conhecimentos necessários para a elaboração dos Programas de Vigilância Ambiental.
Facilitar ligações e redes, intercâmbio e interação entre todos os interessados na Conservação da Natureza e na Educação Ambiental.
Fornecer espaço e oportunidades para o refinamento e a promoção do conceito e da transição para o desenvolvimento sustentável – por meio de todas as formas de aprendizagem e de sensibilização dos cidadãos.
Incentivar o aumento da qualidade de ensino e aprendizagem na educação.
FICHA DA AÇÃO
Formador: José Janela
Modalidade: Curso de Formação 50h
Acreditação: CCPFC/ACC-109611/20
Público-alvo:
Artº 8º do RJFC – Grupos de recrutamento 230, 500
Artº 9º do RJFC (Dimensão Cientí fi ca e Pedagógica):
Grupos de recrutamento 230, 520
1 Turma: À distância
Cronograma:
18/Out – 18.00-20.00h
20, 25, 27/Out – 17.30-20.30h
3, 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29/Nov – 17.30-20.30h
6/Dez – 17.30-20.30h
11/Dez – Sábado das 10.30h às 16.30h Presencial
13, 15/Dez – 17.30-20.30h
10 Jan – 18.00-19.00h
INSCRIÇÕES ATÉ 15/Out/2021
Enviar a ficha de inscrição por correio, fax ou mail para o CEFOPNA
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO NORDESTE ALENTEJANO – CEFOPNA
Escola Secundária Mouzinho da Silveira
Avenida do Bonfim
7300-067 PORTALEGRE
Telefone: 245 208 676 e 245 205 768
Fax: 245 205 768
Correio Electrónico: cefopna@gmail.com
URL: www.cefopna.edu.pt