O tema da alimentação é o destaque da 13ª edição da Semana Sem Pesticidas, um evento internacional iniciado em 2006 pela organização francesa Générations Futures (Gerações Futuras) e que decorre sempre de 20 a 30 de março, com inúmeras iniciativas por toda a europa com o objetivo de sensibilizar para as alternativas aos pesticidas.
Em Portugal, numa parceria entre a Quercus, Câmara Municipal de Torres Vedras e a AMP – Associação de Marchas e Passeio realizou-se, no passado dia 25 de março, um passeio pela cidade para a identificação de ervas espontâneas comestíveis e para uma reflexão coletiva sobre a paisagem urbana sem herbicidas.
Entretanto, está patente, até dia 1 de abril, a exposição itinerante de desenhos em cadernos “Ervas Espontâneas na Cidade” no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, que permanecerá até ao final do mês. Esta exposição, promovida pela Quercus e os Urbansketchers Portugal é de cedência gratuita, havendo apenas o encargo com os portes por parte das entidades interessadas, e pode ser requisitada à Quercus.
São muitos os desafios que a nossa sociedade tem de enfrentar e um melhor conhecimento do território e o trabalho colaborativo e em rede fazem sem dúvida parte das estratégias para se encontrarem as melhores respostas e todos nós temos um papel a desempenhar.
Mais informações: www.semaine-sans-pesticides.fr; https://quercus.pt/passeio-da-terra-torres-vedras-cidade-comestivel
Lisboa, 27 de março de 2018
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza