Em Janeiro de 2005 foi lançada uma iniciativa inédita e pioneira na Europa envolvendo uma parceria da AVIS, Honda e Quercus relativa à disponibilização para aluguer em Portugal por parte da AVIS de veículos automóveis híbridos (com motor a gasolina e motor eléctrico) associado a recomendações para todos os clientes sobre uma condução mais económica/ecológica.
Entre Janeiro de 2005 e Agosto de 2006 a frota de 24 veículos híbridos apresentou um total de 10 mil dias de aluguer, tendo sido percorridos cerca de 1,3 milhões de quilómetros. A comparação entre o modelo híbrido seleccionado na altura (Honda Civic IMA, entretanto já substituído no mercado por uma nova versão há alguns meses atrás) e o seu equivalente sem motor eléctrico representou para os quilómetros em causa uma redução no consumo de gasolina da ordem dos 20 mil litros e uma redução nas emissões de dióxido de carbono, principal gás de efeito de estufa responsável pelas alterações climáticas na ordem das 50 toneladas.
A Quercus apela a que a administração pública, as empresas e os cidadãos, na escolha de um carro novo, optem por um veículo de menor consumo de combustível e consequente reduzida emissão de dióxido de carbono, sendo que nos veículos ligeiros de cinco passageiros são precisamente dois modelos com tecnologia híbrida os recordistas em termos de emissão (Toyota Prius – 104 g/km de CO2 e Honda Civic Hybrid – 109 g/km de CO2). Portugal é o segundo país da Europa com maior número de veículos ligeiros híbridos.
Lisboa, 21 de Setembro de 2006
A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza