AMANHÃ, DIA 24 DE MARÇO, EM LISBOA
A iniciativa “Fantásticos da Natureza”, financiada pela União Europeia e pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos do Portugal2020, irá dar a conhecer às comunidades educativas as principais Áreas Protegidas do território nacional continental e elaborar um conjunto de ferramentas pedagógicas para alunos e professores. Já arrancou no dia 13 de março o Concurso Nacional de Ideias deste projeto, destinado à escolha das quatro mascotes oficiais da campanha.
A QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza encontra-se a desenvolver uma campanha nacional de sensibilização ambiental dirigida às comunidades escolares de todo o território nacional, onde pretende dar a conhecer as principais Áreas Protegidas do nosso país e elaborar um conjunto de ferramentas pedagógicas para alunos e professores. Entre as várias iniciativas previstas, destacam-se uma série de animação dedicada à sensibilização ambiental, a publicação de um conjunto de bandas desenhadas sobre diferentes temáticas, a disponibilização de um jogo didático e pedagógico e ainda outros conteúdos educativos sobre a Biodiversidade em Portugal. Todos os conteúdos produzidos irão abranger as áreas dos catorze Parques classificados em Portugal Continental.
A campanha “Fantásticos da Natureza” tem como principais objetivos educativos incutir nos jovens valores ligados à sensibilização ambiental, estimular o conhecimento de temáticas associadas às questões da preservação ambiental, dando igualmente a conhecer as potencialidades dos nossos parques naturais e nacionais à Comunidade Jovem, estimulando-a para a sustentabilidade ambiental e promovendo uma consciência ecológica, de responsabilidade cívica e ambiental aos mais novos.
O Concurso Nacional de Ideias «Fantásticos da Natureza» é a primeira fase desta campanha e destina-se a todos os alunos que frequentem o ensino público e privado em Portugal, do ensino Pré-escolar ao Ensino Secundário e conta com o apoio do Ministério da Educação, através da DGE – Direção-Geral da Educação e da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do Ministério do Ambiente, através da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
Este concurso, que decorre entre 13 de março e 12 de maio de 2017, encontra-se dividido em duas categorias: «Conta-me uma história», que é uma categoria de texto criativo, destinada à elaboração de histórias temáticas sobre cada uma das 14 áreas protegidas do território nacional, e «Os Fantásticos da Natureza», que é uma categoria de ilustração e desenho criativo, de âmbito nacional, destinada à criação de quatro mascotes: Proteção dos Habitats (defesa dos habitats e do património); Proteção da Fauna (sensibilização sobre a fauna existente nas áreas protegidas); Proteção da Flora (sensibilização sobre a flora existente nas áreas protegidas); Sensibilização Ambiental (promoção da sensibilização ambiental, das boas práticas e do Turismo de Natureza sustentável).
As atividades seguintes desta iniciativa de sensibilização ambiental já se encontram em fase de preparação e decorrerão até 2018, contando com um investimento global de trezentos e cinquenta mil euros, cofinanciado a 85% pelo Fundo de Coesão da União Europeia, através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, do Portugal2020.
A apresentação pública do projeto e do Concurso Nacional de Ideias, decorrerá amanhã, dia 24 de março, pelas 14:30h, no auditório da Escola Secundária Padre António Vieira, na Rua Marquês de Soveral, em Lisboa (coordenadas GPS: Lat. 38,757706, Lon. –9,136116), conforme o programa em anexo.
Mais informações em: www.fantasticosdanatureza.pt
Lisboa, 23 de Março de 2017