Quercus e Selplus associam-se para plantar cerca de 4.400 plantas autóctones

A QUERCUS e a SELPLUS pretendem, através deste apoio à plantação de espécies autóctones, contribuir para a adopção de atitudes e comportamentos ambientalmente adequados, tendo em vista a preservação e valorização da floresta. Esta iniciativa insere-se no programa “Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade”, da Quercus, que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones (árvores e arbustos originais da flora portuguesa).

 

A SELPLUS, ao associar-se ao estes programa, pretende fomentar a plantação de várias espécies autóctones, e iniciar um processo de redução e compensação da sua pegada ecológica através de uma colaboração activa com a Quercus.

 

A plantação, aberta à participação de voluntários, decorrerá principalmente na Azambuja, num antigo Viveiro Florestal que passará a partir de agora a ser uma área florestal. Esta acção envolverá colaboradores da Quercus, colaboradores, fornecedores e clientes da Selplus e ainda alguns escuteiros do CNE, que se associaram a iniciativa.

 

São parceiros deste projecto a AFN, Autoridade Florestal Nacional, o ICNB – Instituto de Conservação da Natureza, o Corpo Nacional de Escutas, tendo ainda o Alto Patrocínio de sua Exa. o Presidente da Républica.

 

Assim, no dia 21 de Março, será feita a plantação de cerca de 4.400 árvores e arbustos autóctones, a qual está igualmente prevista para outros locais http://www.condominiodaterra.org/criarbosques/plantacoes.html.

 

As espécies a plantar são o sobreiro (Quercus suber) e o freixo (Fraxinus angustifolia).

 

 

Lisboa, 21 de Março de 2009