Esta ação de sensibilização ambiental contribui para a concretização do 15º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – “Proteger a Vida Terrestre”.
“As aves selvagens fazem parte do nosso dia-a-dia, quer tenhamos consciência disso quer não. Agora, com milhares de pessoas em casa, essas aves podem ser uma oportunidade de aprendizagem e de ajuda a passar estes tempos difíceis.”
Em Portugal existem mais de 400 espécies, e muitas vivem ou procuram alimento nas cidades e na proximidade de zonas urbanas.
Este desafio, é o resultado da parceria ente a Quercus Castelo Branco e o Projeto Nós com os Outros e7g da Amato Lusitano-Associação de Desenvolvimento, onde ao longo do último ano temos desenvolvido atividades em conjunto com os jovens e familiares, migrantes, refugiados e membros da comunidade cigana.
Esta atividade tem como principal objetivo encorajar os participantes ao birdwhatching e promover a biodiversidade não só das nossas áreas rurais, como também das cidades, sensibilizando para a conservação da natureza.
Ficar em casa não nos impede de observar a vida selvagem que coabita connosco na nossa cidade, onde podemos avistar cegonhas, aves de rapina, abutres e diversos passeriformes. Propomos que identifique algumas destas espécies que pode observar a partir do local onde te encontra, das varandas, telhados, jardins, janelas etc.
-Pode fotografar ou desenhar; –
Pode colocar migalhas de pão ou sementes na varanda, parapeito da janela, jardim ou terraço (sempre com a ajuda de um adulto para chamar atenção algumas destas aves).
Tem de estar bem atento/a e não assustar nem magoar os animais! Se tiver à mão binóculos ou outro material ótico pode ajudar na observação e ver melhor alguns detalhes na plumagem destas aves.
Esta ação de sensibilização contribui ainda para a concretização do 15º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – “Proteger a Vida Terrestre”.
Faça-nos chegar as suas fotos e desenhos através de mensagem no Facebook (Nós com os Outros e7g) ou por DM no Instagram do projeto (NCOe7g) ou para o email nco.e7g@gmail.com.