Flores para o Ministro, formação para as “Autarquias sem glifosato”
A GreenWeek*, ou Semana Verde Europeia, é um evento anual que decorre este ano de 30 de maio a 3 de junho. A Quercus assinalará esta semana começando por entregar na próxima 2ª feira, dia 02 de Junho, às 17.00h, um ramo de flores e um cartão ao Ministro da Agricultura, em agradecimento por não ter aprovado a re-autorização do glifosato na Europa, uma substancia ativa potencialmente cancerígena presente na esmagadora maioria dos herbicidas usados no espaços públicos pelas autarquias.
Um cartão com flores – não à reautorização do glifosato
À semelhança do que estão a fazer outras ONG da Plataforma Europeia “Pesticides Action Network”, o cartão que será entregue juntamente com as flores no Ministério refere:
“Obrigada, em nome da Biodiversidade e da Saúde Humana”
“Nós, as organizações signatárias, de ambiente, de consumidores e de saúde, vimos dizer-lhe OBRIGADA, por não ter concordado com a re-autorização do glifosato.”
O Sr. Ministro teve em consideração o facto de que o Regulamento Europeu de Pesticidas 1107/2009 se baseia numa abordagem focada nos riscos, de acordo com a qual os agentes que causam cancro de forma repetida em experiências com animais, e que podem provocar cancro em humanos, não devem ser aprovados.
Levou também em linha de conta que “o objetivo de proteger a saúde humana e animal e o ambiente devem ter prioridade sobre o objetivo de melhorar a produção de plantas“ no que respeita a aprovação de pesticidas na UE.
Tomou também esta decisão com base no facto de que a legislação Europeia assenta num princípio de precaução para proteger a saúde humana, animal e ambiental, agora e para as gerações futuras.
A sua decisão é relevante para a saúde e o ambiente em toda a Europa!”
Seminário em direto para autarquias que querem ser livres de pesticidas
O primeiro dia da GreenWeek 2016, 30 de maio, é oficialmente dedicado ao tema Investir em Cidades mais Verdes.
A Quercus convida todas as autarquias que estão a renunciar ao uso de herbicidas químicos de síntese (incluindo à base de glifosato) para assistirem, nesse dia, na próxima segunda-feira, das 13h00 às 15:00h (hora portuguesa) a um seminário na web/internet (designado webinar), emitido a partir de Gent, Bélgica, uma das várias cidades europeias que renunciou há muito aos pesticidas tanto nos espaços verdes como no espaços urbanos.
Este encontro é direccionado sobretudo a dirigentes e técnicos responsáveis pelos espaços espaços verdes e espaços públicos nas autarquias. Os intervenientes explicarão concretamente o que fazem, que equipamentos usam e as vantagens de não usar pesticidas, desmistificando a ideia de que não há alternativas viáveis. Os intervenientes responderão também a questões que os participantes, de Portugal e outros países desejem colocar previamente.
Lisboa, 27 de Maio 2016
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
___________________________________________________________________________________
Registo e ligação ao webinar em: http://www.pesticide-free-towns.info/webinar
Acerca da Semana Verde Europeia:
http://ec.europa.eu/environment/greenweek/index_en.html
Programa do Webinar:
Gestão das áreas verdes públicas sem Pesticidas
A transição dos espaços verde em Gent, Bélgica
14.00h Acolhimento – Marie Musch, Pesticide Action Network-Europa
A filosofia dos espaços verdes em Gent – Daniel Termont, Presidente da Câmara de Gent
A lei flamenga do uso de pesticidas em áreas públicas – Adelheid Vanhille, Agência de Ambiente da Região Flamenga
Como é que os espaços Verdes de Gent se tornaram livres de pesticidas – Tania Eeckman, Espaços Verdes de Gent
Testemunhos diversos sobre como mudar para se tornar livre de pesticidas
Debate em direto entre os oradores e participantes do webinar
(enviar perguntas por escrito)
Lançamento de exposição de fotografia sobre espaços verdes europeus
16.00 Fim do webinar