Face às recentes notícias que vieram a público e que dão conta da rescisão dos contratos para prospeção e exploração de petróleo no Algarve, a Quercus que integra a PALP, Plataforma onde estão representadas diversas organizações, entre as quais as maiores organizações de defesa do ambiente nacionais, congratula-se pela decisão tomada pelo Governo.
Com efeito, as informações que têm vindo a ser veiculadas vêm ao encontro daquilo que são as posições defendidas ao longo dos últimos anos pela Quercus e representam um importante passo no sentido de tornar Portugal um país mais sustentável e livre de explorações de hidrocarbonetos. Espera agora a Quercus que uma decisão de igual teor venha a ser tomada para outras concessões em vigor, nomeadamente na área do Litoral Alentejano.
Contudo, e uma vez que se aguarda a confirmação oficial relativamente a esta informação e dados complementares que podem ajudar a clarificar a situação, a Quercus espera que durante o encontro de hoje à tarde, da PALP com o Primeiro Ministro, às 14h na Assembleia da República, possa receber toda a clarificação necessária sobre o assunto.
Lisboa, 14 de dezembro 2016
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza