O anúncio do lançamento da “Linha SOS Ambiente”, por parte do Ministério do Ambiente, constitui um passo importante como contributo para uma participação mais efectiva dos cidadãos na denúncia de situações atentatórias do nosso ambiente e concretiza uma antiga proposta da Quercus, colocada também ao actual governo.
Era manifesta a necessidade dos cidadãos, especialmente em períodos fora da hora normal de funcionamento dos serviços e aos fins de semana, terem alguma foram de encaminhar as suas queixas para os serviços competentes.
Alguns estudos de opinião têm revelado que a população portuguesa apesar de considerar o ambiente uma área importante dentro das suas preocupações, tem uma fraca participação cívica nos movimentos ambientalistas e ainda não adquiriu muitos dos comportamentos ambientalmente mais adequados. Torna-se assim necessário que as instituições criem mecanismos de participação como este que motivam os cidadãos à participação, que garantem maior confiança nas instituições do Estado e que esperamos ajudem em concreto a resolver em tempo útil as situações que aí forem colocadas, ultrapassando as burocracias a que normalmente o encaminhamento das queixas está sujeito. Situações que chegam diariamente à nossa associação e que passam pela deposição de resíduos em locais proibidos, poluição de linhas de água, queimadas em condições inadequadas, obras ilegais, atentados ao património natural, etc.
Ficamos a aguardar com expectativa pela capacidade de resposta que esta nova “Linha SOS Ambiente” vai dar aos problemas que aí vão ser colocados.
Tome nota do número: 808 200 520
Lisboa, 5 de Julho de 2002
A Direcção Nacional da Quercus