Lâmpadas

As lâmpadas fluorescentes têm um circuito de reciclagem específico, pois têm mercúrio na sua composição. Apesar da presença de mercúrio nestas lâmpadas estar regulada a um valor máximo já muito reduzido, os fabricantes de lâmpadas têm procurado reduzir ainda mais a presença de mercúrio nas lâmpadas.

No entanto, como o mercúrio é um metal pesado, que não deve ser colocado no meio ambiente e também uma matéria-prima, a sua recuperação tem especial importância.

As lâmpadas devem ser entregues na loja quando se compra uma lâmpada nova, ou então devem ser colocadas nos pontos eletrões específicos para estas lâmpadas ou no ecocentro da entidade gestora de resíduos da região.

Consulte aqui os locais onde pode entregar lâmpadas fluorescentes:

Dentro da rede da AMB3E

– Ponto electrão para lâmpadas (informação disponível em http://www.amb3e.pt/mapaCentros.aspx?lang=pt&id_object=1862&name=Pontos-Electrao-para-Lampadas);

– Centro de recepção de resíduos (informação disponível em http://www.amb3e.pt/mapaCentros.aspx?lang=pt&id_object=1187&name=Centros-de-Recepcao).

Dentro da rede da ERP Portugal

– Depositrão e Centros de Recepção (informação disponível em www.erp-recycling.pt/Mapa.aspx).

No processo de reciclagem, não só é recuperado o mercúrio como também os outros materiais que as constituem, como os metais ferrosos, os não ferrosos e o vidro.