A QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza e a Reutix avançam com uma campanha de angariação de fundos para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS).
A Reutix estará presente na Expo–Ambiente, no pavilhão do NERCAB, entre os dias 31 de Maio e 03 de Junho e por cada unidade reutilizada vendida contribuirá com 1€ para o CERAS.
No stand da Reutix, o publico terá acesso a um painel informativo relativo aos centros de recuperação geridos pela Quercus e poderão contribuir de forma activa para o funcionamento do Centro de e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco
O CERAS é um projecto gerido pela Quercus Associação Nacional de Conservação da Natureza com o apoio da Escola Superior Agrária de Castelo Branco.
O objectivo principal deste centro é a recepção de animais selvagens debilitados, sua recuperação e devolução ao meio natural. A recuperação dos animais tem como finalidade última contribuir para a conservação da Natureza, sendo dada prioridade a animais de espécies consideradas ameaçadas. O funcionamento do CERAS é assegurado por voluntários.
Desde Janeiro que o funcionamento do CERAS está em causa, uma vez que, o ICN – Instituto de Conservação das Natureza (Instituto Público que tem a tutela das espécies protegidas) cancelou o financiamento deste centro de recuperação. Desde então o CERAS tem estado a receber os animais debilitados, prestando os primeiros socorros e após a sua estabilização encaminha-os para outros centros de recuperação, através do ICN.
A colaboração de todos é fundamental para garantir o funcionamento do CERAS!
Castelo Branco, 29 de Maio de 2007