Organizações não governamentais (ONGs) apelam ao Parlamento Europeu para manter a proibição dos subsídios à pesca que contribuem para a sobrecapacidade e sobrepesca.
Lisboa, 21 de março de 2017 – A Quercus, em conjunto com cerca de cem (ONGS) europeias, solicitam aos deputados do Parlamento Europeu que votem contra qualquer tentativa para reintroduzir subsídios para a construção de embarcações de pesca na votação do próximo dia 22 de Março sobre a “Gestão das frotas de pesca registadas nas regiões ultraperiféricas” 2016/2016 (INI).
Na 1carta enviada e assinada por todas as ONGS segue o apelo aos representantes europeus para apoiarem a posição do Parlamento tomada em 2014, que definiu o fim dos subsídios na construção de novas embarcações de pesca, e que existe na União Europeia desde 2004. As tentativas de reintroduzir subsídios para novos navios de pesca vão contra os objectivos da Política Comum das Pescas que defende o fim da sobrepesca, assim como da implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente para a conservação e uso sustentável dos oceanos e mares (ODS14).
A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza