+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

EuroBirdwatch14 – Pateira de Frossos

EuroBirdwatch14

Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves

Frossos – Aves na Pateira

No dia 4 de Outubro e no âmbito do Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves, terá lugar um evento com que se pretende dar a conhecer a riqueza da avifauna e a beleza paisagística da Pateira de Frossos, enquadrada no sítio classificado do Baixo Vouga Lagunar, importante espaço natural a conhecer e valorizar.

O EuroBirdwatch14 é uma organização da BirdLife International, que em Portugal tem a coordenação da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves). Com este evento que tem lugar na Europa e na Ásia Central procura-se aumentar a consciencialização sobre as questões relativas à migração das aves e promover esforços para salvaguardar espécies ameaçadas e os seus habitats.

Tendo em conta a aposta estratégica no turismo de natureza como fator de desenvolvimento sustentável e valorização de alguns espaços naturais do concelho, neste caso a Pateira de Frossos, o Município de Albergaria-a-Velha e o Clube de Albergaria uniram esforços para levar a cabo este evento integrado nesta iniciativa a nível europeu, a qual regista todos os anos a adesão de milhares de participantes.

Para tal contam com o apoio de algumas entidades, como sejam o Núcleo de Fotografia Albergariótipos e o Núcleo de Aveiro da Quercus, além da colaboração de representantes de algumas marcas de equipamento ligado à prática de observação e fotografia de aves.

Do programa constará uma receção e apresentação da parte da manhã, a ter lugar na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, onde também estará patente uma exposição alusiva ao tema. Da parte da tarde os participantes terão a oportunidade de efetuar uma saída de campo na Pateira de Frossos, percorrendo um percurso com um guia especializado, em que tanto os mais ou os menos experientes nesta temática terão a oportunidade de observar e porventura fotografar a avifauna aí existente.

Para os amantes de fotografia de Natureza, com especial incidência na fotografia de aves, irão estar disponíveis para teste objetivas Tamron apropriadas para montar em corpos Nikon, Canon e Sony. No que toca à observação de aves haverá a oportunidade de experimentar binóculos e telescópios.

Aconselha-se o uso de calçado confortável para caminhar e vestuário apropriado para as condições meteorológicas que se façam sentir na altura. O vestuário deverá ter cores discretas (verde, castanho).

Sugere-se também, se possível, a utilização de um guia de campo de aves. O transporte para a saída de campo ficará a cargo da organização, assim como o almoço e o jantar dos participantes, sendo que a participação no jantar está sujeita a confirmação no ato de inscrição.

O jantar pretende-se que possa vir a ser também um espaço de tertúlia e de partilha de experiências sobre a atividade levada a cabo durante o dia, assim como sobre a temática da observação e fotografia de aves em geral.

As inscrições são obrigatórias, gratuitas e devem ser efetuadas até 1 de Outubro. A participação está limitada a um número máximo de participantes.

Para mais informações e inscrições contactar o Serviço de Turismo da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha através do telefone 234529300 ou do correio electrónico turismo@cm-albergaria.pt.