+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Entrega de Prémio | Melhor Projecto Escolar sobre o Uso Racional da Água

A Quercus e a Veolia Água SA convidam todos os interessados a estarem presentes na cerimónia de entrega do Prémio do melhor projecto escolar desenvolvido no âmbito do programa Poupar Água – Prevenir o Futuro, a qual decorrerá na Casa da Cultura de Paredes, dia 22 de Fevereiro, pelas 14:30 horas.

 

Do programa constam uma apresentação do projecto desenvolvido pela Escola Secundária de Paredes, uma peça de teatro levada a palco por alunos envolvidos no projecto e a entrega do prémio por parte da Quercus e da Veolia Água.

 

A Quercus aproveitará a cerimónia para alertar para a necessidade de salvaguardar os recursos hídricos em Portugal apresentando dados sobre a sua qualidade no meio natural e sobre os níveis de tratamento das águas residuais.

 

O projecto “Água, a partilha de uma responsabilidade” da Escola Secundária de Paredes

 

No contexto da escola promoveu-se: a substituição dos bebedouros; a desactivação do sistema automático de rega; a plantação de espécies vegetais menos exigentes em água; uma maior vigilância nos gastos da água (após a identificação de situações específicas, com recurso a um inquérito interno); a montagem de exposições com trabalhos dos alunos, a organização de concursos literários e de desenho (o concurso para o logótipo do projecto teve a participação de alunos de outras escolas), a elaboração de placas com textos e imagens alusivos à poupança de água (as placas já estão prontas mas ainda não foram colocadas nos locais já definidos – casas de banho, cantina e balneários) e o enriquecimento da biblioteca escolar com material didáctico proveniente do Museu da Água.

 

A nível da comunidade extra-escolar, o projecto implicou a montagem, com a colaboração de alunos de uma turma do 9º ano, de uma peça de teatro (a qual já foi apresentada em duas escolas primárias da região, faltando a apresentação noutra escola); a construção de jogos didácticos (que foram aplicados aos alunos que assistiram à peça de teatro); a elaboração de dois inquéritos, um sobre a utilização da água a nível doméstico e outro sobre a distribuição da água no concelho de Paredes.

 

Muitas das iniciativas propostas no projecto foram já concretizadas. A peça teatral, os jogos e os inquéritos à comunidade local foram as actividades que conseguiram maior projecção, isto porque a peça de teatro e os jogos criaram uma grande empatia entre os alunos das primárias e do 9º ano e com as ideias por eles transmitidas; os inquéritos revelaram preocupações e atitudes na comunidade local em relação ao tema da Água.

 

A Veolia Água SA

 

De salientar que a Veolia Água SA pertence ao grupo Veolia, operador líder mundial em gestão de serviços de água e águas residuais, que se “compromete a respeitar o meio ambiente em todos os locais onde trabalha”, e tem actualmente mais de 330 colaboradores em Portugal.

 

 

Lisboa, 21 de Fevereiro de 2008

 

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

————————————————————————————————————————

 

Programa Cerimónia Entrega Prémio Quercus

 

22 de Fevereiro 2008

 

Hora prevista: 14.30h

 

Local: Casa da Cultura de Paredes

 

Assunto: Entrega ao vencedor do Projecto de Sensibilização para a problemática da água promovido pela Quercus, com o apoio da Veolia Água, designado Poupar Água – Prevenir o Futuro atribuído à Escola Secundária de Paredes

 

Programa:

 

14.30h  – Recepção aos convidados

 

– Introdução por parte Quercus

 

– Apresentação da peça de teatro pela coordenadora Prof. Iolanda, com a presença do Conselho Executivo da Escola Secundária de Paredes

 

– Teatro – peça de teatro interpretada pelos alunos

 

– Intervenções:

 

– Discurso Helder Spínola – Quercus

– Discurso CM de Paredes (Eng.ª Maria João, Divisão Ambiente, em princípio)

– Discurso Eng. Fernando Ferreira – Veolia Água

 

– Entrega do diploma pela Quercus

 

  • Cocktail