+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

Topten.pt: Atualização das categorias de Lâmpadas e Televisores refletem crescente aposta na
 eficiência energética

As categorias relativas às lâmpadas e televisores foram as atualizações mais recentes em www.topten.pt, informando assim o consumidor sobre os modelos energeticamente mais eficientes atualmente a ser comercializados em Portugal. A Quercus procede com regularidade à atualização das 11 categorias existentes nesta ferramenta de pesquisa online, que desde 2007 orienta os consumidores portugueses para a compra de eletrodomésticos e equipamentos de baixo consumo energético.

 

 

Televisores: quase 40% dos consumidores elegem a eficiência

 

No que respeita aos Televisores, esta categoria conta agora com 64 produtos distribuídos por seis subcategorias, estando representadas sete marcas no total. A Philips, a LG e a Panasonic são as que somam mais modelos distinguidos, estando também presentes nesta categoria produtos da OK, Samsung, Sharp, e Sony. Destaque-se também o facto dos produtos A++ serem apresentados numa subcategoria autónoma face aos A+, uma evolução que comprova a aposta crescente do sector em produtos de maior eficiência energética.

 

A propósito desta categoria, o Topten divulgou recentemente o estudo “TV market monitoring 2007-2012”, que monitoriza o mercado dos televisores na Europa e demonstra que, em 2012, 39% dos televisores vendidos pertencem às classes de eficiência energética A e A+. Este estudo está disponível para consulta em www.topten.pt.

 

Lâmpadas: eficiência desde casa até ao escritório

 

Também atualizada, a categoria das lâmpadas de baixo consumo foi agora ampliada. Às duas subcategorias de lâmpadas de baixo consumo já existentes – fluorescentes compactas e LEDs – mais dirigidas para o setor doméstico, foi adicionada uma nova – para as lâmpadas lineares – normalmente mais utilizadas em escritórios. Pretende-se assim alargar o âmbito doméstico dos modelos apresentados ao setor terciário. Em toda esta categoria, são apresentados 219 modelos de diferentes tipologias, casquilhos e potências, num total de sete marcas representadas. A Megaman, a Osram e a Philips são as que reúnem mais modelos, às quais se juntam a Aura, GE, Luxram e Verbatim.

 

Por outro lado, com a atualização desta categoria, em que se incluem lâmpadas de formato clássico, reflector, vela e especial, passou a indicar-se para cada modelo a possibilidade de serem ou não reguláveis. No que respeita às lâmpadas LED, a sua crescente eficiência levou a que apenas sejam listados, a partir de agora, modelos de classe A+ nesta categoria.

 

De modo a acompanhar a evolução da tecnologia no setor da iluminação, foi criada ao nível da União Europeia uma nova etiqueta energética para as lâmpadas colocadas no mercado após 1 Setembro de 2013. Na área das recomendações do Topten, anexa a esta categoria, poderá ser encontrada informação explicativa desta nova etiqueta.

 

Para todas as categorias, são apresentados no site os critérios de seleção dos modelos, bem como fornecidos conselhos práticos que orientem o consumidor desde o momento de compra até ao fim de vida dos equipamentos, passando ainda pela utilização.

As próximas atualizações previstas no âmbito do Topten.pt acontecerão ainda no mês Novembro, abrangendo 4 categorias de produtos: automóveis, frigoríficos, arcas e congeladores, máquinas de café.

 

O Topten.pt está inserido no Euro-Topten Max, um projeto europeu financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

 

Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt.

 

logo topten sem fundo copy

 

 

Lisboa, 23 de outubro de 2013

 

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza