+351 217 788 474

Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Email*
Phone*
Contact Address
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

12 meses, 12 iniciativas em Bragança

“Desertificação/Despovoamento”

 

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, lançou no início do corrente ano, uma ação nacional denominada “12 meses / 12 iniciativas”. Esta ação, tem vindo a desenrolar-se ao longo dos 12 meses deste ano de 2018, pretendendo chamar a atenção para 12 problemas ambientais que ocorrem em território nacional, e para os quais urge encontrar soluções.

 

Coube ao Núcleo Regional de Bragança, debater e chamar a atenção para o tema – “Desertificação/Despovoamento”.

 

Para o efeito, no dia 22 de Novembro pelas 14h30, na sede do Núcleo Regional de Bragança da Quercus – Moinho do Fervença -, realizar-se-á a referida acção com a presença de diversos especialistas na temática abordada, que partilharão saber e informação.

 

A Desertificação/Despovoamento é um fenómeno que afecta o interior do País, quer seja pela ausência de investimento significativo no sentido da criação de empregos e consequente abandono de residentes, quer seja pelas consequências que se começam a fazer sentir das alterações climáticas, através de fenómenos naturais cada vez mais recorrentes e devastadores.

 

“A mudança climática é real, está acontecendo agora mesmo. É a ameaça mais urgente que a nossa espécie precisa enfrentar. Precisamos trabalhar juntos e deixar de procrastinar.”, Leonardo Di Caprio, ator e ativista

 

“ O clima está mudando mais rápido do que as ações para lidar com a questão.” Barack Obama, ex-presidente USA

 

 

A percepção de que é urgente tomar medidas para reverter esta ameaça global aumenta a cada passo

 

Do debate que se perfila para o próximo dia 22, o Núcleo Regional de Bragança da Quercus pretende levar à discussão problemas de fundo que afetam o interior do País, em particular o Distrito de Bragança – Alterações climáticas, desertificação, despovoamento – contribuindo deste modo na procura de soluções.

 

“…Não é necessário ser-se especialista na matéria para se chegar à conclusão que os espaços rurais se despovoam, envelhecem ou desertificam. Este facto é facilmente captado pelo senso comum das pessoas que vivem nesses lugares, que compreendem exatamente as consequências que a migração da sua população ativa emprega nos seus quotidiano…” Paulo R. Baronet, Abril de 2012.

 

O despovoamento é um grave problema que caracteriza a região interior do País. Importa analisar estudar e aplicar medidas para combater esta situação. O envolvimento de todos e em especial de quem de direito é fundamental neste processo.

 

 

Bragança,19 de Novembro de 2018

A Direção do Núcleo Regional de Bragança da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza