Participação internacional e integração nacional

A partir de 1987, a Quercus passou a integrar o EEB – European Environmental Network (Secretariado Europeu do Ambiente), que reúne associações congéneres de todos os países da Europa comunitária.

Em 1989, a Quercus passa a ser também membro do YEE - Youth Environment Europe, uma federação de jovens ambientalistas europeus.

A Associação fez-se representar na CNUAD 92 (Conferência das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento) e no Fórum Global, eventos que decorreram no Rio de Janeiro, em 1992.


Desde 1996 que a Quercus é membro português do T&E - Federação Europeia dos Transportes e Ambiente.

 

No final da década, passou a integrar o GENET – Rede Europeia sobre Transgénicos.

 

Por essa altura, passou a ser também membro do CIDN - Conselho Ibérico de Defesa da Natureza e também a ser membro da Climate Action Network (CAN) Internacional fazendo parte do núcleo regional da Europa, a CAN Europe.


A nível internacional a Quercus é também membro da Sharkalliance,  coligação internacional para a conservação dos tubarões; e da ECOS – European Environmental Citizens Organization for Standardization, organização que luta pela definição de padrões ecológicos e especificações de produtos e serviços na União Europeia.


Desde 2000, a Associação marca presença, na Conferência anual das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas.


Em finais de 2011, a Quercus passou a ser também membro da IUCN (International Union for Conservation of Nature).


Em 2012, a Quercus passou a integrar PAN-Europe (Pesticide Action Network).


A nível nacional, desde 1997, que integra o Elo Verde – Rede de Associações de Defesa do Ambiente do Espaço Lusófono e, desde 2000,o CIDAMB – Associação Nacional Para a Cidadania Ambiental, de que é sócia fundadora.


Faz igualmente parte da Plataforma Transgénicos Fora, Plataforma Pelo Alentejo Sustentável, da Plataforma Sabor Livre, Plataforma por Monsanto, da PONG Pesca (Plataforma de ONGs portuguesas sobre a pesca) e do Movimento Cívico em Defesa do Parque Natural de Sintra-Cascais.

A Quercus é ainda uma das organizações subscritoras da Campanha Europeia pelas Sementes Livres e parceira, através do projeto Ecocasa, da Sustainable Energy Europe Campaign.

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign