Surgem novos projetos

Na área da Conservação da Natureza não podemos deixar de destacar projetos nacionais importantes que decorrem desde 2003, um deles em parceria com a SPEA, dedicado ao estudo do impacte das Linhas Elétricas na Avifauna e outro visando o estabelecimento da rede de micro-reservas biológicas no âmbito das atividades do Fundo Quercus para a Conservação da Natureza.

Em 2004, surgiu o ‘Projeto Ecocasa’, que se inicialmente se centrou na sensibilização para o uso eficiente da energia a nível doméstico, e hoje já abarca diversas áreas temáticas na sensibilização dos cidadãos (energia; água; mobilidade; consumo) estando integrado no grupo trabalho de Energia e Alterações Climáticas. Além de realizar várias ações de educação ambiental no terreno, conta com inúmeras parcerias privadas e públicas que deram já origem a diversos projectos específicos.

 

 

Em 2007, foi criado o projeto ‘Empresas e Biodiversidade’, cujo objectivo principal é sensibilizar as empresas para a integração da biodiversidade nas suas políticas, gestão e operações.

Em 2008, foram apresentados os projectos ‘Condomínio da Terra, Cuidar das Partes Comuns do Planeta’ e o ‘Greencork - Campanha de Reciclagem de Rolhas de cortiça’, este último desenvolvido em parceria com a Corticeira Amorim, a Biological e o Continente. Este programa pioneiro reciclagem, canaliza os proveitos económicos são convertidos para financiamento de recuperação e conservação dos ecossistemas e em particular da floresta autóctone portuguesa, através dos Programas ‘Floresta Comum’ e ‘Criar Bosques – Conservar a Biodiversidade’.

 

Em 2009, decorreu, em Gaia, primeiro fórum internacional do Condomínio da Terra – Gaia Commitment, reuniu especialistas e personalidades nacionais e internacionais em volta da organização da vizinhança global, além de várias centenas de participantes. A partir desta conferência, que apresentou um quadro conceptual de conciliação do interesse individual com o interesse coletivo desenhado pelo modelo do condomínio, iniciou-se um trabalho de concretização de uma proposta para a criação de um suporte jurídico global para uma governança global, e de um sistema de contabilidade e de compensações (EcoSaldo) para uma Economia Verde e Humana. Esta proposta foi apresentada por ocasião da Conferencia das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – RIO+20, decorrida em 2012, no Rio de Janeiro.

Ainda no âmbito do Condomínio da Terra, a Quercus é um importante parceiro do projeto 'Embaixadores da Floresta. Esta iniciativa pretende reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos da região sobre a importância da floresta nativa.

 


A Quercus foi também uma das fundadoras e dinamizadoras de uma plataforma que congrega vários parceiros e que lançou o Programa Antídoto Portugal. É objetivo deste projeto combater a problemática do uso de veneno que atinge a fauna selvagem atuando preventivamente desde o nível de sensibilização e formação até à fiscalização e criminalização.

Através dos projetos ‘De Olhos na Floresta’ e ‘Florestas com Vida’, tentou-se mobilizar os cidadãos e, no caso do segundo, o público escolar, para uma intervenção mais ativa na problemática dos incêndios florestais. Outro projeto que se dirigiu ao público escolar foi o ‘Poupar Água, Prevenir o Futuro”, com vista à sensibilização para a preservação deste recurso.

A educação ambiental está sempre presente nas atividades desenvolvidas pelos Núcleos Regionais, tendo anualmente um dos seus pontos altos com a concretização das Olimpíadas do Ambiente, projeto que decorre a nível nacional com a participação de centenas de escolas.

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign