O debate interno sempre presente

Pontos altos da atividade associativa foram os que decorreram com os Encontros Nacionais e Congressos realizados ao longo destes anos. Alguns ainda recordarão o 1º Encontro do Porto em 1985, ou o 2º Encontro Nacional em 1986 na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto e 3º Encontro Nacional em 1987 no Porto, reuniões estas onde já participaram cerca de uma centena de ativistas.

Depois são ainda de recordar os Congressos de Bragança em 88 e o de Valadares em 89, este último já após a cisão que se deu na associação e que se centrou especialmente nas estruturas do Porto. Outro ponto alto de confraternização foi o 1º Acampamento Nacional que reuniu mais de uma centena de ativistas em 1988 na Reserva Biológica de Castelo de Vide.

Mais tarde, o 3º Congresso realizado em 1990, em Setúbal, ficou marcado pela primeira atribuição da versão inicial dos “Prémios Quercus”, uma forma da Associação destacar e valorizar as entidades e personalidades que se afirmam na defesa e promoção de um ambiente equilibrado e de um desenvolvimento sustentável. Esta distinção ganhou novos moldes a partir de 2004, podendo ser o histórico consultado aqui.

Em 1996, 1999 e 2004, tiveram lugar os Congressos da Lousã, de Gaia e de Castelo Branco, respetivamente.


Destaque-se também outras iniciativas como os Encontros temáticos, como o Encontro de Associações de Defesa do Ambiente dos Países Lusófonos em 1998; os Encontros Nacionais de Conservação da Natureza realizados em Gaia e Lisboa em 1999 e 2000; a Conferência “Política Europeia de Transportes e Ambiente” também em Lisboa em 2000 ou ainda o Seminário sobre Regeneração de Óleos Usados que se realizou em Gaia nesse mesmo ano.


Pela sua regularidade e qualidade, são também de referir as Jornadas de Ambiente da Quercus que se realizam desde 1990.


Em 2010, ano em que a Quercus comemorou um quarto de século de trabalho em prol do ambiente, realizou-se o Congresso de Comemoração dos 25 Anos,  no Parque Biológico de Gaia. Este evento, aberto a associados, dirigentes e colaboradores da Associação, pretendeu fazer um trabalho de reflexão sobre o que tem sido a atuação da Quercus e, principalmente, a sua linha de intervenção estratégica e activa no futuro. Na mesma ocasião, foram entregues os Prémios Quercus 2011.

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign