Oficinas Quercus Porto

 

Aceda à ficha de inscrição

 





Nova1• Oficina de sabão artesanal- 08 de Abril

 

Sabe o que pode fazer combinando azeite e leite de aveia? Sabão Artesanal! Sim, isso mesmo, sabão! Daqueles que usamos no dia-a-dia na nossa higiene pessoal de corpo e rosto. Se não gosta de químicos nos seus produtos de higiene, esta é uma técnica manual mais clássica de sabão que se pode fazer a partir do nada! Verá como é engraçado experimentar fazer sabão escolhendo os seus próprios aromas e criando os seus próprios enfeites a gosto. Quem sabe se não encontrará uma nova vocação para si! É fácil, rápido, divertido e o planeta agradece!

 

 

 • Oficina de repelentes e remédios caseiros para a horta- 20 de Maio

 

Agora já é possível afastar todos os químicos da sua horta! Venha aprender a fazer inseticidas caseiros para combater pragas e doenças! E mais! Sabia que pode usar plantas repelentes na horta, cultivando-as? Ter uma horta sustentável nunca foi tão fácil!

 

 

 • Oficina de flores comestíveis- 24 de Junho

 

Imagine passar por um jardim ou horta, pegar numa flor e comê-la. Sim, isso mesmo, comer diretamente da terra aquilo que ela nos dá. Desde folhas, flores, talos ou rebentos numa longa lista de espécies de plantas silvestres. Estas ervas comestíveis são particularmente abundantes na nossa região (mediterrânica) em especial após as primeiras chuvas de Outono até à Primavera. O seu valor nutricional, sabor e abundância urge redescobrir e valorizar este recurso tão generoso da Natureza. Verá que não existe nenhum sabor mais único e rico que este na nossa Mãe Natureza!

 

 

 • Oficina de cosmética natural- 15 de Julho

 

No nosso dia-a-dia usamos produtos de higiene e cosmética com cada vez mais químicos nocivos para a nossa saúde. Criando muitas vezes problemas de saúde e de bem-estar. Neste workshop irá aprender e conhecer as alternativas ecológicas 100% naturais, amigas do ambiente e da sua saúde, aplicadas a estes produtos tão essenciais e tão importantes para nós. Ensinamos-lhe técnicas, partilhamos saberes para que cuide melhor de si e do ambiente.

 

 

• Oficina de vermicompostagem- 19 de Agosto

 

Quer transformar os desperdícios orgânicos da sua cozinha em composto de alta qualidade, sem grandes exigências de espaço, tempo ou equipamento, em pouco tempo? Bem-vindo à Vermicompostagem! A compostagem feita por minhocas! Sabia que uma minhoca consome diariamente o equivalente ao seu peso em matéria orgânica? Ao contrário da compostagem tradicional, a Vermicompostagem pode ser feita em grande escala, ainda mais fácil quando utilizada em pequena escala, permitindo a si e ao seu agregado familiar valorizar e reutilizar até dois terços do seu lixo doméstico diário sem qualquer dificuldade, de forma económica, higiénica e divertida!

 

 

 • Oficinas de detergentes Ecológicos- 16 de Setembro

 

Desde lavar a roupa, o chão, a casa de banho, a louça a tantas outras possibilidades, a Quercus traz até si um workshop para que possa aprender a fazer o seu próprio detergente à base de produtos ecológicos. Ao juntar óleo usado, hidróxido de potássio e água destilada temos o detergente líquido que pode ser utilizado tanto sólido como diluído, simples ou com aditivos que complementam a sua ação para lavar a  roupa dos seus filhos, o chão de sua casa, ou mesmo a louça do seu jantar com os amigos.

 

 

 • Oficina de snacks saudáveis- 21 de Outubro

 

Existem cada vez mais crianças com problemas de saúde e de peso. Saiba como fazer snacks fáceis de levar consigo dentro da mala, pronto para comer em qualquer momento do dia e rico em sabor! Mas como afastar as crianças do açúcar e do chocolate? Venha à Quercus e descubra por si mesmo!

 

 

 • Oficina de multiplicação de plantas- 18 de Novembro

 

Todas estas plantas, que observamos na natureza, se multiplicam de forma mais ou menos simples ou autónoma. Mas a maioria das espécies multiplica-se por semente, não garantindo as características varietais das novas plantas. Por isso, nós, humanos insistimos em fazer enxertias, alporquias ou até mesmo, estacarias! O que é essencial quando o objetivo dessas espécies é a produção agrícola, garantindo assim as características desejadas na produção e na qualidade desejada das mesmas. Esta garantia varietal é obtida através da multiplicação dessas plantas por outras vias que não a seminal, nomeadamente a estacaria, a alporquia, a enxertia, a mergulhia e outros métodos mais avançados como a multiplicação in vitro. De todos os métodos disponíveis um dos mais utilizados em fruticultura é a enxertia, que pode ser efetuada de diversas formas e em distintas épocas do ano. Sendo operações que requerem algum conhecimento e prática, para uma execução bem-sucedida. É neste sentido que o Núcleo do Porto da Quercus organiza uma pequena oficina relacionada com métodos de multiplicação, em especial com o método de enxertia.

 

 

 • Oficina de pão artesanal- 16 de Dezembro

 

O que lhe apetece logo de manhã quando acorda? Pão, certo? Uma torrada, um pão com marmelada? Aquele pão quentinho a sair do forno que quase se desfaz na boca? Pois é, agora não precisa de levantar cedo e ir à pastelaria comprá-lo. Pode fazê-lo no conforto de sua casa e ficar tão bom ou melhor do que aquele que compra. A Quercus oferece-nos através deste workshop o ciclo tradicional do pão para aplicação prática no seu dia-a-dia, recuperando a qualidade de outrora, apesar das nossas vidas mais urbanas!

 

 

Para mais informações:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Share
Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign