5 de Junho, Dia do Mundial do Ambiente

Quercus organiza e participa em diversas actividades de sensibilização e educação por todo o país

A Quercus junta-se a milhares de outras organizações e assinala mais uma vez hoje, dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente, com a organização e participação em inúmeras actividades de sensibilização e educação por todo o país. O objectivo destas iniciativas é sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade portuguesa, nos seus mais diversos escalões etários, para a importancia da conservação do Ambiente.

5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, na abertura da Conferência de Estocolmo. Celebrado no dia 5 de Junho desde então, o Dia Mundial do Ambiente pretende consciencializar e chamar a atenção de todos os povos do nosso Planeta para a importância de preservarmos o Ambiente. Os principais objectivos das comemorações deste dia passam por mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar os cidadãos e decisores para que se tornem agentes activos do desenvolvimento sustentável, promover acções que demonstrem que é fundamental que as comunidades e indivíduos mudem as suas atitudes relativamente ao uso de recursos e das questões ambientais e criar parcerias que garantam a todas as nações e povos um futuro mais seguro e mais próspero.

Num cenário de crise económica nacional e internacional dos últimos anos, que tem acabado por relegar as questões ambientais para segundo plano, é importante não esquecer que continuamos a viver uma crise ambiental, com problemas tão graves como o aquecimento global, a perda de biodiversidade, o crescimento exponencial da população humana ou a alteração dos padrões de consumo. Ignorar estes problemas que têm reflexos directos do ponto de vista ambiental, mas também do ponto de vista social e económico, e adiar decisões que necessitam de ser tomadas urgentemente, não irá resolver as questões, mas sim agravá-las futuramente, com as consequências para todo o Planeta e naturalmente para a espécie humana também.

Iniciativas da Quercus comemorativas do Dia Mundial do Ambiente

Ao longo deste dia 5 de Junho, a Quercus irá participar em diversos eventos, tendo em vista sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância do Ambiente e da sua conservação. Serão realizadas inúmeras actividades de sensibilização e educação por todo o país cujo objectivo é sensibilizar, informar e mobilizar a sociedade portuguesa, nos seus mais diversos escalões etários, para a importancia da conservação do Ambiente. Também nos dias imediatamente seguintes (fim-de-semana) serão realizadas actividades comemorativas deste dia.

O programa das actividades em que a Quercus estará envolvida é o seguinte:

Conferência “Crescimento Verde e o oceano fim de vida dos produtos” - dia 5 de Junho, 9.00h – Lisboa

No âmbito da iniciativa Blue Week, o Ciclo de Conferências Green Project Awards 2015 vai realizar, a 5 de junho, a sua segunda conferência subordinada ao tema “Crescimento Verde e o oceano - fim de vida dos produtos”. Esta conferência pretende contribuir para dinamizar o diálogo sobre a economia azul, o compromisso para o crescimento verde, os beneficiários económicos e qual o posicionamento de Portugal nas novas tendências da economia do mar, bem como a utilização de resíduos do mar na produção de novos produtos.

Dia Ecoescola na Escola Básica 2/3 da Galiza – dia 5 de Junho, 11.30h – São João do Estoril, Cascais

Com um painel diversificado de actividades teóricas e práticas, várias entidades, entre as quais a Quercus, estarão presentes nesta Escola para colaborar na iniciativa e sensibilizar os alunos para diferentes temáticas ambientais. Entre as actividades a realizar constarão palestras, visitas a exposições, jogos diversos, iniciação à columbofilia e uma corrida de carrinhos de rolamentos. A actividade terá a participação de toda a comunidade escolar e contará com uma visita muito espcial de uma comitiva da equipa SCA, a competir na Volvo Ocean Race.

Dia Ecoescola na Escola Básica 2/3 Padre Joaquim Maria Fernandes – dia 5 de Junho, 9.00h – Sousel, Portalegre

Várias entidades, entre as quais a Quercus, através do seu Núcleo Regional de Portalegre, estarão presentes nesta Escola no Dia Mundial do Ambiente para colaborar na sensibilização dos alunos para as temáticas ambientais. Serão realizadas diversas actividades teóricas e práticas entre as quais palestras, um atelier de reciclagem, um atelier de compostagem e uma limpeza da Escola por toda a comunidade escolar.

Oficina de Arte e Ambiente - Dia Mundial do Ambiente – dia 5 de Junho – Faro

O Núcleo Regional do Algarve da Quercus irá participar, em conjunto, com a Peace and Art Society e a Câmara Municipal de Faro nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente. Pretende-se proporcionar às crianças e jovens do concelho de Faro um dia dedicado às temáticas ambientais, com a realização de diversas atividades lúdicas e a exposição de trabalhos realizados pelos alunos das escolas do concelho para a comemoração do Dia Mundial do Ambiente.

Desafio Fotográfico “À volta do Rio Noéme” – 5 de Junho - Guarda

No dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, o Núcleo Regional da Guarda em colaboração com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, no âmbito do projecto PROMORIVER, o Movimento Associativo Cultural MACA e o FotoClube da Guarda, no âmbito das comemorações do seu 3.º aniversário, lança o Desafio Fotográfico “À volta do Noéme”. Este Desafio tem por objectivo evidenciar o estado de poluição do rio Noéme que se mantem incessantemente há vários anos com elevados prejuízos para o ambiente e para as comunidades locais residentes nas margens dos rios Diz e Noéme.

Dia Mundial do Ambiente com a APPACDM - A cidadania cabe a todos – 5 de Junho - Maia

O Núcleo Regional do Porto da Quercus irá  à APPACDM (Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) assinalar o Dia Mundial do Ambiente.

A iniciativa chama-se EcoMonstros, que ensina a fazer a reciclagem e mostra a sua importância.

No fim-de-semana, ainda dentro das Comemorações do Dia Mundial do Ambiente, estão previstas as seguintes atividades:

Limpeza da margem do Cávado - Núcleo Regional de Braga – Barcelos, 6 de Junho

Workshop de anilhagem científica no Monte Barata - Núcleo Regional de Castelo Branco – Monforte da Beira, 6 e 7 de Junho

Lisboa, 5 de Junho de 2015

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza