Lagoa Pequena: um exemplo da aplicação das leis que protegem a Natureza

Locais como este apenas existem porque as diretivas europeias das aves e habitats protegeram estes paraísos

 

 

lagoa pequenaA Lagoa Pequena em Sesimbra, é um local privilegiado de convívio com a Natureza, que faz parte da Rede Natura 2000 e possui espécies emblemáticas como o camão, a garça-vemelha, a lontra, ou a rara planta ameaçada Armeria rouyana.

Este hotspot de biodiversidade dispõe de infraestruturas pensadas para a observação de aves, caminhadas curtas e piqueniques. É um local fechado, mas que mediante um bilhete com um preço simbólico, permite ao visitante passear e usufruir do convívio com a Natureza. Existem também os percursos pré-definidos “Garças e “Camão”. Recentemente, uma ação de voluntariado da IBM Portugal reabilitou as infraestruturas, tornando o local ainda mais aprazível.

Mas locais como este estão em risco. A Comissão Europeia quer alterar as leis que protegem a Natureza. O que vai mudar ao certo ninguém sabe, mas sob o pretexto da crise económica sabemos que as alterações não serão favoráveis ao ambiente. O pretexto da atual conjuntura económica poderá fazer com o estado da Natureza a médio prazo na UE seja dramaticamente afetado. Estas leis são vitais à conservação da Natureza e sem elas o ambiente deixará de ser como o conhecemos.

 

A Lagoa de Albufeira, é constituída por três lagoas: a Grande, a pequena e a da Estacada e faz parte do concelho de Sesimbra, freguesia do Castelo. Rodeada por um pinhal, esta Lagoa é alimentada pela água doce das ribeiras da Apostiça, Ferraria e Aiana e pela água salgada do mar, quando o cordão dunar é aberto, normalmente à sexta-feira santa, ou perto da Páscoa.

 

Reserva Ecológica Nacional desde 1987, é uma zona de protecção ambiental e por isso tem vindo a crescer como habitat de várias espécies, como aves, mamíferos e anfíbios, sendo hoje um ponto de Birdwatching com uma procura significativa. A lagoa Pequena e a lagoa da Estacada são classificadas como Zona de Protecção Especial (ZPE), Sitio de Interesse Comunitário e Sítio Ramsar.

 

Tem ainda excelentes condições para a prática de vela, windsurf, kitesurf e canoagem. A zona do mar é também muito procurada na época balnear como praia e para a prática de surf e bodyboard.

 

“A zona da ZPE é uma zona essencial a toda a Lagoa e a sua importância vai desde ser parte do ecossistema, passando pela sensibilização ambiental que faz chegar às pessoas até aos benefícios económicos que trás a todos nós, que vivemos e trabalhamos nela” diz Rui Meira, proprietário da Escola Meira Pro Center, “é demasiado óbvio o interesse que um local privilegiado destes pode trazer ao nosso concelho, sem esquecer que está a poucos kms de Lisboa”.

 

Atualmente encontra-se a decorrer uma consulta pública na Europa para saber o que os cidadãos pensam em relação às leis que protegem o ambiente e locais como este. Atualmente já se ultrapassou o record de assinaturas já alguma vez atingido numa consulta pública na Europa. Mas são ainda precisas mais vozes para se juntar às mais de 370 mil atuais!

 

De acordo com a Coligação “a Lagoa Pequena é um caso de sucesso em Portugal, de um local protegido que atrai centenas de visitantes todos os anos, onde se realizam visitas de estudo das escolas da região e que contribui para a economia local. Se queremos que estes locais continuem a existir precisamos de ter leis fortes que protejam a natureza. Sem elas os locais como este e outros paraísos no nosso país já não existiriam, destruídos por projectos muitas vezes desadequados e sem valor para as populações. Se queremos que estes locais continuem a existir para as gerações futuras, temos que nos juntar e lutar pela defesa das directivas Aves e Habitats. “

 

Esta iniciativa é promovida  pela Coligação C6, plataforma de ONGs de Ambiente portuguesas, que dinamiza em Portugal a campanha SOS Natureza.

A consulta estará online até 24 de julho e os cidadãos podem continuar a participar em www.naturealert.eu. Assista também ao spot que promove a campanha com a voz do Eduardo Rego, conhecido por dar voz aos documentários da BBC Vida Selvagem em Portugal, e que teve o apoio do Loving the Planet em https://vimeo.com/127821858.

 

Junte-se às vozes que protegem a Natureza. https://www.naturealert.eu/pt -  São só dois cliques!

Share
Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign