Quercus e a SelPlus contribuem para a arborização do Parque Ecológico da Várzea – Sesimbra

plantação2A Quercus e a SelPlus vão, no próximo dia 28 de fevereiro, contribuir, através do projeto "Floresta Comum", para a arborização do Corredor Ecológico da Ribeira de Coina, na freguesia Quinta do Conde do município de Sesimbra.

 

Esta plantação será efetuada com a participação dos colaboradores da SelPlus e contará com o apoio, da junta de freguesia Quinta do Conde, da Câmara Municipal de Sesimbra e do Projeto Anime Natura. Neste projeto de arborização serão plantadas 4.000 árvores e arbustos de espécies autóctones (sobreiro, azinheira, carvalho-cerquinho, medronheiro, amieiro, freixo, pinheiro-manso, alfarrobeira, loureiro, carrasco, folhado, zimbro e murtas) numa área total de cerca de 4 hectares. Neste dia serão plantadas apenas algumas das árvores, sendo as restantes plantadas no início do mês de março pelo Município de Sesimbra, com o apoio da junta de freguesia Quinta do Conde e do Projeto Anime Natura e com a participação de voluntários de várias instituições locais.

A plantação de espécies autóctones na Ribeira de Coina, permitirá criar um Corredor Ecológico nas margens desta ribeira que nasce na Serra da Arrábida, propiciando condições para o aumento da biodiversidade da flora e fauna desta região. Este trabalho iniciado em 2008 com a criação do Parque da Vila, seguido do Parque da Ribeira, e atualmente em fase de consolidação o Parque Ecológico da Várzea, permitirá, a médio prazo, que o Município de Sesimbra possa candidatar esta zona a ser considerada uma Reserva Natural Local.

 

De destacar que a criação de corredores ecológicos em áreas urbanas, permite proteger os ecossistemas e biodiversidade urbana, melhorar a sua função e disponibilizar mais serviços ecossistema, promover o bem-estar e saúde social, suportar o desenvolvimento de uma economia “verde” e de uma gestão sustentável do solo e da água.

 

O apoio da SelPlus ao projeto “Floresta Comum” insere-se no Programa de Sustentabilidade da Empresa, que desde 2009 tem reduzido e compensado as suas emissões, relativamente ao transporte efetuado em viaturas de serviço por todos os colaboradores da empresa, com a plantação de árvores de espécies autóctones com a Quercus. A SelPlus apoia a plantação de 4.000 árvores com o "Floresta Comum" da Quercus durante o ano 2015, compensando as suas emissões de CO2 com os transportes de colaboradores efetuados durante o ano 2014.

 

A Quercus pretende com o projeto “Floresta Comum” incentivar a reflorestação com a espécies autóctones portuguesas. O objetivo é fomentar e incentivar a criação de uma floresta com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços ecológicos, fazendo chegar os conhecimentos e as árvores às pessoas e instituições que têm disponibilidade e vontade de intervir.

 

Lisboa, 27 de fevereiro de 2015


A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Share
Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign