Município de Matosinhos efetua podas de árvores abusivas

Choupos Matosinhos2A Quercus, através do Núcleo Regional do Porto, tem recebido denúncias relativas à poda drástica de dezenas de árvores que tem vindo a ser feita na cidade da Matosinhos. A Câmara Municipal da Matosinhos está a proceder ao corte/poda de rolagem de dezenas de choupos de alinhamento ao longo da linha de Metro de superfície paralela à Av. Engenheiro Duarte Pacheco, junto ao porto de Leixões.

A rolagem de dezenas de choupos a meio do tronco é uma atrocidade e um profundo erro técnico que, ao enfraquecer as árvores, vai colocar em risco a segurança do próprio Metro. Existem outras formas de gestão do arvoredo, tais como as podas ligeiras ou o abate faseado e a substituição por outras espécies mais apropriadas ao local.

Com esta intervenção, e sem uma correta e fundamentada avaliação técnica, o município delapidou o património da comunidade, reduzindo o enquadramento paisagístico dos arruamentos e a qualidade de vida de Matosinhos.

Este corte de árvores é ainda mais lamentável por ocorrer em plena Primavera quando as árvores estão com vigor vegetativo e poucos dias depois da mesma Câmara Municipal ter promovido as comemorações do Dia da Árvore.

Porto, 21 de abril de 2015

A Direção do Núcleo Regional do Porto da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
 
 Choupos Matosinhos1
 
Choupos Matosinhos2
 
Choupos Matosinhos3


Share
Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign