Quercus integra Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados em Concentração Popular

A Plataforma dos Amigos da Lagoa dos Salgados organizou, no passado dia 20 de outubro pelas 15 horas, uma 'Concentração' popular na Praia Grande, em Silves, de modo a lutar por um futuro de desenvolvimento equilibrado e minimamente sustentável nesta área, pela apresentação de alternativas e divulgação deste valioso património natural.


Apesar do mar de betão que invadiu nas últimas décadas grande parte do litoral central do Algarve, entre os concelhos de Albufeira e Silves existe ainda um pequeno troço de costa que alberga um património natural e paisagístico únicos.

 

Localizada entre as ribeiras de Espiche e de Alcantarilha, a chamada zona da Praia Grande (Silves) reúne um conjunto excecional de valores naturais, com particular destaque para a avifauna aquática, pela presença de umas das mais importantes zonas húmidas do Algarve (Sapal de Pêra e Lagoa dos Salgados). Por esta razão, nos últimos anos, em particular, a Lagoa dos Salgados, tornou-se um dos locais de observação de aves mais visitados do país, assumindo hoje um papel estratégico do ponto de vista paisagístico, turístico e ecológico da região, sendo possível aqui observar mais de 150 espécies, muitas delas com elevado estatuto de conservação e proteção.

 

Não obstante o seu valor ser amplamente reconhecido, mesmo a nível internacional, a área da Praia Grande permanece sem qualquer estatuto legal de proteção. O seu futuro encontra-se atualmente ameaçado pela perspectiva do desenvolvimento de um mega-projeto imobiliário-turístico, com mais de 4 000 camas numa envolvente predominantemente rura na qual a Lagoa se insere, isto apesar de ali mesmo lado coexistirem inúmeros exemplos que ilustram já a falência daquele modelo.

 

Ver vídeo: aqui.

Assinar petição: aqui.

cartazlagoasalgados

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign