Quercus e Corticeira Amorim criam bosque em Vila Pouca de Aguiar

A Quercus e a Corticeira Amorim deram início, no passado dia 28 de Janeiro, à criação de um bosque de sobro na aldeia histórica de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar. Esta plantação contou com a participação dos colaboradores da Corticeira Amorim e dos residentes da aldeia de Tresminas, para além do apoio da Quercus, da Aguiar Floresta, do Munícipio de Vila Pouca de Aguiar e da Autoridade Florestal Nacional. Este bosque será constituído por 3400 sobreiros, numa área com cerca de 4 hectares, localizada num baldio próximo do parque arqueológico de Tresminas.

 

A plantação de sobreiros nesta zona de Vila Pouca de Aguiar ajudará a criar, no futuro, uma barreira ao avanço de incêndios. De destacar que a criação de áreas florestais com espécies autóctones, como o sobreiro, com características de resistência ao fogo, é uma das estratégias recomendadas para a protecção contra os fogos florestais nas zonas Norte e Centro de Portugal, que apresentam maior incidência de incêndios. A acrescentar ainda nas funções desempenhadas por este tipo de floresta, a mitigação de CO2 no combate às alterações climáticas e a regulação do ciclo da água. De notar também que o sobreiro, no passado, e como espécie autóctone, cobria vastas extensões do país, e foi considerado recentemente a Árvore Nacional de Portugal.
 

O apoio da Corticeira Amorim ao projecto “Floresta Comum” insere-se no Programa de Sustentabilidade da Empresa, denominado Escolha Natural, sendo este apoio materializado com a reciclagem de rolhas de cortiça pelo projecto “Green Cork”.

Lisboa, 27 de Janeiro de 2012

 

A Direcção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign