Um bom presságio para uma necessária mudança

Pode ser apenas uma feliz coincidência mas, no ano em que se celebra a Biodiversidade, as XV Olimpíadas do Ambiente arrancam já com um motivo para comemorar: a maior participação escolar desde a sua primeira edição, em 1994.

 

Terminadas que estão as inscrições, a contagem final não engana: um total de 724 inscrições escolares, distribuídas pelas três modalidades disponíveis neste ambicioso projecto que tem, este ano, como temática geral os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. A Final Nacional decorrerá pela primeira vez numa região autónoma, na cidade da Horta, na ilha do Faial, contando com a inestimável parceria, e também anfitriã, da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar do Governo Regional dos Açores.

 

Compostas por 3 fases distintas de avaliação, a modalidade “Ambiente à Prova” conta com o maior número de inscrições (580 escolas), sendo que a primeira eliminatória terá lugar já no dia 14 de Janeiro, nos estabelecimentos de ensino participantes, pelas 14:30 (hora continental) e 13:30 (Açores).

 

Com a segunda maior participação está a modalidade “Ambiente e Arte”, com 121 inscrições, que tem como objectivo estimular a criatividade dos participantes, concebendo graficamente um cartaz que será posteriormente utilizado na divulgação da 16ª edição do projecto.

 

Por fim, mas não menos importante, está a participação na modalidade “Ambiente e Cidadania” (23 inscrições), na qual os professores são desafiados a apresentarem os projectos ambientais que estão a desenvolver nas suas comunidades escolares.

 

O projecto que envolve, todos os anos, mais de 30 mil alunos de todo país conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, assim como as parcerias da Fundação Calouste Gulbenkian e Águas do Algarve. A presente edição é coordenada por uma equipa multidisciplinar constituída por elementos da Universidade Católica Portuguesa, da Quercus e do Zoomarine.

 

Desde a primeira edição, as Olimpíadas do Ambiente contam já com a participação acumulada de mais de 360 000 alunos, fazendo deste um dos mais ambiciosos e robustos projectos de Educação Ambiental em Portugal.

 

Mais informações acerca das modalidades, calendário e organização disponíveis em www.esb.ucp.pt/olimpiadas, através do correio electrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou do telefone (916897553).

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign