Sociedade Ponto Verde | Pacotes de leite e sumos devem ser colocados no contentor amarelo

A Quercus vem apoiar a decisão hoje divulgada pela Sociedade Ponto Verde (SPV) no sentido de os pacotes de leite, sumos e outros alimentos líquidos (vinho, polpa de tomate, natas, etc) passarem a ser colocados apenas no contentor amarelo dos ecopontos, ou seja no das embalagens de plástico e metal.

 

Este tipo de embalagens, designado por ECAL (embalagens de cartão para alimentos líquidos) era até agora também colocado no contentor do papel e cartão (contentor azul). 

 

Com esta alteração, fica assim uniformizado o sistema de recolha de embalagens, deixando de haver dúvidas para os consumidores que até agora estavam sujeitos a informações contraditórias sobre onde colocar estas embalagens.

 

Portugal fica agora em linha com a generalidade dos países europeus em termos de processo de separação de embalagens para reciclagem.

 

A Quercus, desde a criação da SPV que vem pedindo esta medida por considerar que é a forma mais simples de se proceder à triagem das embalagens nas nossas casas.

 

As razões principais apontadas pela associação são as seguintes:

 

- Como são embalagens com restos de líquidos (leite, sumos e outros alimentos) é pouco prática a sua colocação junto de materiais limpos como o papel e o cartão, sendo pois mais racional a sua colocação junto das embalagens de plástico e de metal;

 

- Do conhecimento que a Quercus tem da triagem de embalagens em Portugal, entende esta associação que a aplicação desta medida será facilmente assimilada por parte das estações de triagem, garantindo-se assim uma melhor reciclagem deste tipo de embalagens. 

 

- Como são embalagens que também possuem plástico e normalmente alumínio, são dificilmente recicláveis pela indústria de reciclagem de papel nacional, pelo que todos os lotes de papel e cartão com estas embalagens tinham de ser forçosamente exportados para Espanha. 

 

Esta decisão, em conjunto com outras tomadas recentemente pela SPV, tal como a promoção da reciclagem de todos os tipos de plásticos, é um passo importante para uma evolução positiva do sistema de reciclagem de embalagens português.

 

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2007

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign