Automóveis mais amigos do ambiente podem começar a ser alugados em Lisboa e Porto

Quando a melhoria da qualidade do ar, principalmente nos centros urbanos em Portugal, é uma prioridade para a saúde pública; quando a política de alterações climáticas exige um esforço de redução nas emissões de gases de efeito de estufa; e quando muitos dos que nos visitam em turismo ou negócios necessitam de alugar uma viatura e gostariam de reduzir o impacto ambiental do seu uso, a AVIS, a HONDA e a QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza juntam-se numa parceria para proporcionar o aluguer de viaturas mais amigas do ambiente e sensibilizar os seus condutores para uma condução mais ecológica, económica e segura.

 

Iniciativa inédita em toda a Europa

 

A AVIS, numa iniciativa inédita na Europa, irá possibilitar em Portugal, em Lisboa e Porto, o aluguer de automóveis híbridos – motor a gasolina e motor eléctrico, proporcionando uma redução do consumo de combustível e menores emissões de poluentes para a atmosfera.

 

Nesta fase serão disponibilizadas um total de 25 viaturas nos aeroportos de Lisboa e Porto da marca HONDA, modelo CIVIC IMA, podendo o programa estender-se de acordo com a receptividade a outros locais e a outras marcas automóveis que disponibilizem veículos com características semelhantes. As viaturas farão parte de um grupo específico de aluguer. De momento, apenas duas marcas de automóveis, com um modelo cada, comercializam veículos com esta tecnologia em Portugal.

 

Utilizadores AVIS com recomendações sobre condução mais ecológica

 

Uma condução mais amiga do ambiente não passa apenas pelo veículo. A redução do consumo de combustível está directamente relacionada com o comportamento do condutor – manutenção da velocidade, acelerações progressivas, antecipação de reduções de velocidade, uso da regulação de temperatura em vez do ar condicionado, entre outros princípios. Tal traduz-se também em benefícios para a segurança num quadro da denominada condução defensiva.

 

A AVIS, no aluguer de automóveis, passará a incluir um folheto em português e inglês com recomendações muito simples, mas eficazes, para reduzir o consumo de combustível, reduzindo emissões e custos, bem como em relação à separação e reciclagem dos resíduos

 

HONDA CIVIC IMA – amigo do ambiente

 

Este veículo híbrido (gasolina/eléctrico) distingue-se dos automóveis convencionais, por possuir um motor a combustão auxiliado por um motor eléctrico cujas baterias são carregadas automaticamente quando em desaceleração ou em travagem – sistema IMA. Baseado numa tecnologia que consegue significativas melhorias de eficiência, símbolo de um futuro próximo que se estenderá à maioria dos automóveis, este veículo apresenta assim menores consumos, bem como menores emissões de gases de escape. Isto é conseguido, não só graças ao sistema IMA mas também devido ao facto do motor de combustão possuir uma função de auto-stop que desliga o motor +quando o automóvel se imobiliza. Quando se engrena novamente a 1ª velocidade o automóvel reinicia automaticamente a marcha. 

 

Lisboa, 18 de Janeiro de 2004

 

AVIS

www.avis.com.pt

 

QUERCUS

www.quercus.pt

 

HONDA

www.hondaeu-news.com

www.honda.pt

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign