• Floresta

    Nesta seção poderá consultar documentos e artigos relativos à intervenção da Quercus em matérias relacionadas com a Floresta.

  • Floresta

    Nesta seção poderá consultar documentos e artigos relativos à intervenção da Quercus em matérias relacionadas com a Floresta.

Floresta

6 - H. Corte do Meio - S. Luís - Rede NaturaEsta área temática apadrinhou o nascimento da Quercus, cujo nome se deve precisamente ao facto de Quercus ser aa designação comum em latim atribuída aos Carvalhos, às Azinheiras e aos Sobreiros, árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país e de que restam, atualmente, apenas relíquias muito degradadas.

 

Em Portugal, quase 40% do nosso território é ocupado por espaços florestais, maioritariamente associada a monoculturas de eucalipto e pinheiro-bravo, mas também por montados de sobreiros e azinheiras protegidos, entre outros povoamentos florestais com reduzida expressão.



Os carvalhais autóctones apenas ocupam 5% da área florestal e, apesar da sua importância ecológica, não têm qualquer estatuto de proteção, situação que devia ser alterada.

 

A Quercus continua, através de vários projetos autónomos, mas também do constante acompanhamento da legislação e da denúncia de situações que colocam em risco a subsistência dos nossos ecossistemas florestais.

 

 

 

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign