• Educação Ambiental

    Nesta seção, poderá consultar documentação relativa ao trabalho e intervenção da Quercus nas áreas da Educação Ambiental.

  • Educação Ambiental

    Nesta seção, poderá consultar documentação relativa ao trabalho e intervenção da Quercus nas áreas da Educação Ambiental.

Educação Ambiental

Projectos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade

Enquadramento

 

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa, fundada a 31 de Outubro de 1985. É uma Associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado. O seu âmbito de ação abrange hoje diversas áreas temáticas da atualidade ambiental, onde se incluem, além da conservação da natureza e da biodiversidade, a educação ambiental, a energia, a água, os resíduos, as alterações climáticas, as florestas, o consumo sustentável, a responsabilidade ambiental, entre outras.

 

Objectivos e Metodologia

 

Em qualquer uma das áreas de trabalho da Quercus, o tema da Educação Ambiental para a Sustentabilidade tem sido um eixo fundamental das suas acções, na medida em que o trabalho desenvolvido não se resume a um trabalho técnico, fechado ou isolado mas é sim, de permanente intervenção junto da sociedade, através de acções dirigidas aos mais variados sectores da sociedade e escalões etários.

 

imagem1

Imagem 1 – Saída de Campo com grupo de alunos (Foto: Nuno Sequeira)

 

A Quercus faz também parte da “Rede de Professores Coordenadores de Projectos de Educação Ambiental”, uma parceria entre as tutelas da Educação e do Ambiente, sendo que relativamente à sua participação nesta Rede, o balanço é extremamente positivo dado que a mesma tem permitido uma acção mais directa e eficaz sobre o seu público-alvo, diversificando as acções de Educação Ambiental para a Sustentabilidade desenvolvidas e aumentando o seu número, frequência e abrangência geográfica.

 

Público-alvo

 

Os resultados conseguidos pela Quercus na área da Educação Ambiental para a Sustentabilidade reflectem-se nos diferentes públicos-alvo que consegue atingir e em alterações de comportamentos e atitudes, com reflexos em acções mais respeitadoras do Ambiente. A título de exemplo é possível referir que os participantes nos Green Project Awards rodam as 200 Organizações, mas com os reflexos da iniciativa a sentirem-se certamente num Universo muito mais alargado. Relativamente às principais rubricas de comunicação da Associação, tem vindo a aumentar, ao longo dos últimos anos, os pedidos de informação e sugestões de abordagem de temas junto da Quercus por parte de telespectadores, ouvintes e leitores. Ao nível de acções de sensibilização desenvolvidas junto de diversos agentes, ultrapassam as 5 centenas por ano, com uma participação de vários milhares de pessoas ao longo das mesmas.

 

 imagem2

Imagem 2 – Workshop de construção de caixas-ninho (Foto: Nuno Sequeira)

 

Acções mais relevantes

 

Como exemplo de algumas acções de Educação Ambiental para a Sustentabilidade que a Quercus desenvolve actualmente, podemos destacar algumas realizadas em locais/espaços tão variados como Estabelecimentos de ensino (Escolas Básicas, Secundárias, Profissionais, Universidades, etc.), Associações, Clubes, Empresas, Feiras, Exposições, Órgãos de Comunicação Social, entre outros. Estas acções passam por iniciativas tão diversas como acções práticas de sensibilização em meio natural, acções de libertação de animais recuperados, sessões teóricas em escolas, sessões e workshops prácticos em Escolas, apoio na realização de trabalhos escolares a alunos e professores de vários graus de ensino e rúbricas temáticas na comunicação social. Ao nível dos projectos, podem ser referidos alguns como as rúbricas “Minuto Verde” na RTP, “Um Minuto pela Terra” na Antena 1 (diárias), a crónica semanal “Ecoradar” no Jornal Metro, o projecto “Ecocasa”, as acções de voluntariado nos projectos “Criar Bosques” e “Floresta Comum”, os Projectos e acções desenvolvidas na área da Conservação da Natureza e Biodiversidade, como por exemplo os “Centros de Recuperação de Animais Silvestres” e as “Microreservas Biológicas” e diversas outras acções descentralizadas através dos Núcleos Regionais ou dos Grupos de Trabalho. Igualmente são de destacar iniciativas tão abrangentes que a Quercus organiza ou colabora, tais como os “Green Project Awards”, o “Projeto 80”, o “Green Cork Escolas”, as “Jornadas de Ambiente da Quercus”, o “Golfi and Friends”, o “Heróis de Toda a Espécie” ou os “Fantásticos da Natureza”, que anualmente contam com a participação de milhares de participantes, na sua maioria crianças e jovens.

 

imagem3

Imagem 3 – Logótipos de projectos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade

 

imagem4

Imagem 4 – Apresentação do Projeto 80 em Escola (Foto: Leonor Moisés)

 

imagem5

Imagem 4 – Painel da Exposição “Natureza em Risco” (Fotos: Nuno Sequeira)

 

imagem6

Imagem 5 – Conferência “Cidadania pelo Ambiente” – Outubro de 2015

 

Dados estatísticos

O facto da Quercus fazer parte da “Rede de Professores Coordenadores de Projectos de Educação Ambiental”, tem permitido desenvolver uma acção mais directa e eficaz sobre o seu público-alvo, diversificando em grande medida as acções de Educação Ambiental para a Sustentabilidade desenvolvidas, aumentando o seu número, frequência e abrangência geográfica e permitindo alargar a sua rede de parcerias, na organização e co-organização de diversas iniciativas.

Assim, apresentam-se de seguida os dados referentes aos Projectos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade de âmbito nacional, desenvolvidos no presente ano lectivo, até ao presente momento. É de prever, em função da continuidade de vários projectos e da boa adesão que se tem verificado, que no próximo Ano Lectivo, os valores apresentados se mantenham sensivelmente iguais, ou com poucas variações.

 

imagem7

Imagem 6 – Síntese de dados referentes ao Ano Lectivo 2015/2016

 

Perspectivas futuras

 

O trabalho de mobilização da sociedade portuguesa para as questões ambientais é fundamental, e sendo certo que vivemos hoje em dia numa sociedade bastante mais sensibilizada para as temáticas da sustentabilidade, é essencial que as pessoas se mantenham realmente proactivas e se envolvam enquanto cidadãos na defesa dos recursos naturais. A Quercus, enquanto Organização Não-Governamental de Ambiente, através do desenvolvimento da sua actividade e dos projectos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em particular, está certamente disponível para dar o seu contributo na superação desses desafios e a colaborar para que os temas relacionados com o Ambiente estejam na ordem do dia e na linha da frente das prioridades nacionais.

A participação da Quercus na “Rede de Professores Coordenadores de Projectos de Educação Ambiental” é pois fundamental a este nível e espera-se que no futuro o trabalho desenvolvido possa continuar a ter o mesmo nível de regularidade e de participação, eventualmente sendo mesmo alargado a outras temáticas e projectos, de modo a que a população portuguesa, e em especial a escolar, possa manter a Quercus como um parceiro de referência na área da Educação para a Sustentabilidade.

 

imagem8

Imagem 7 – Acção de libertação de peixes da espécie Boga-portuguesa (Foto: Nuno Sequeira)

 

imagem9

Imagem 8 – Acção de sensibilização Golfi and Friends (Foto: Nuno Sequeira)

 

imagem10

Imagem 9 – Stand da Quercus com actividades de Educação Ambiental (Foto: Nuno Sequeira)

 

imagem11

Imagem 10 – Acção de plantação de árvores autóctones com grupo escolar (Foto: Nuno Sequeira)

Share

Quercus TV

 

Espreite também o nosso Canal no VIMEO.

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS Alojamento Web e WebDesign